fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

Área da saúde: como descobrir minha vocação?

Área da saúde: como descobrir minha vocação

Muitas pessoas no início da carreira têm esta mesma dúvida: como descobrir minha vocação? Isso é normal, principalmente pelo fato de ser uma questão que ajuda na identificação da capacidade que a pessoa tem de atuar em determinada área, conforme os seus interesses, as suas habilidades, as suas expectativas e demais aspectos.

Ao identificar a área de atuação, fica mais fácil entender qual é o rumo a ser tomado, dedicando-se aos estudos, capacitando-se continuamente, preparando-se, enfim, para assumir grandes responsabilidades em um mercado altamente competitivo. Esse é o segredo para se destacar, alcançar as melhores vagas e ter um futuro de sucesso na carreira profissional.

Para ajudar você a identificar a sua vocação, listamos neste artigo as principais dicas para entender o perfil profissional, seja analisando qualidades, buscando autoconhecimento, realizando teste vocacional, pesquisando sobre carreiras e investindo em um curso técnico, por exemplo. Ao final, o conteúdo mostra por que é importante conhecer a área da saúde, detalhes os principais segmentos desse mercado com alta empregabilidade.

Boa leitura!

Que dicas ajudam a descobrir a vocação profissional?

Descobrir a vocação profissional não é nada óbvio. Mas existem algumas dicas práticas que ajudam os jovens a entender com que áreas se identificam. Para ajudar você nessa importante decisão da vida, separamos as principais estratégias. Confira!

Analise as suas qualidades

É preciso entender quais são suas habilidades, o que lhe interessa, sua missão e seus valores de vida, para realmente descobrir onde você se enquadra melhor profissionalmente. Para isso, você pode fazer algumas perguntas para si mesmo, como:

  • Gosto de trabalhar em ambientes fechados ou abertos?
  • Tenho facilidade de atuar em equipe?
  • Gosto de me comunicar com as pessoas?
  • Prefiro seguir uma rotina ou gosto de um dia a dia mais dinâmico?

Esses e outros pontos, com certeza, vão ajudar bastante nesse processo.

Busque autoconhecimento

O autoconhecimento deve ser feito com frequência, por meio do qual será possível analisar suas principais características pessoais e os comportamentos adequados para ser um bom profissional e encontrar a profissão certa para você.

Caso goste de realizar cálculos, o segmento da tecnologia da informação, contabilidade e engenharia pode ser uma boa ideia. Se tem vontade de trabalhar servindo ao próximo, é possível que a área da saúde seja a mais adequada.

Realize um teste vocacional

O teste vocacional é um recurso no qual diversas perguntas são feitas, possibilitando que encontre a compatibilidade entre o seu perfil e os ramos disponíveis no mercado de trabalho, evitando que faça uma escolha inapropriada.

Contudo, tenha em mente que não é garantido que quem usufrui dessa estratégia fica totalmente seguro com os resultados obtidos.

Pesquise as carreiras profissionais

Outro fator importante é averiguar os conhecimentos necessários para atuar em certa profissão e sua situação no mercado.

Então, procure saber melhor sobre as áreas do seu interesse, busque conhecer o dia a dia, os pontos positivos e negativos. Para isso, uma alternativa é conversar com profissionais que já vivenciam essa experiência, já que são capazes de fornecer um cenário mais real para a sua compreensão.

No entanto, lembre-se de que, quanto mais bem informado estiver, mais simples será tomar uma decisão exata, consciente e segura, evitando possíveis frustrações e descontentamento com a profissão escolhida.

Invista em sua formação

Além de descobrir sua vocação, é preciso investir na formação para se adequar às frequentes transformações no mercado de trabalho, provocadas, especialmente, pelo avanço da tecnologia, que gera tendências.

A construção da carreira é um processo que deve ser levado a sério, já que é preciso investir em novos conhecimentos e acompanhar as evoluções para se atualizar e não ficar para trás dos outros candidatos.

Descarte as áreas em que não deseja atuar

A dica a seguir é muito importante para quem está se decidindo sobre o futuro profissional: descarte as áreas pelas quais você não tem um forte interesse!

Dessa forma, o candidato elimina as profissões em que, possivelmente, não teria realização pessoal e retorno financeiro, dando preferência para aquelas que despertam mais atenção e que, certamente, devem facilitar a inserção do aprendiz no mercado de trabalho.

Converse com profissionais da área de interesse

Muitas vezes, a escolha da profissão é baseada em critérios muito ideais, sem que o estudante tenha um contato mais imersivo com a carreira e o dia a dia do ofício. Portanto, para expandir o seu conhecimento e vivenciar um pouco do seu futuro profissional, é importante conversar com quem já se dedica a uma área de interesse.

No caso da área da saúde, por exemplo, é fundamental conversar com os profissionais e, se possível, conhecer o ambiente clínico e hospitalar, identificando o que sente ao visitar esse espaço, fundamental para aumentar a qualidade de vida das pessoas, com a entrega diária de médicos, fisioterapeutas, enfermeirosinstrumentadores cirúrgicos, técnicos em enfermagem, entre outros.

Visite a feira das profissões e eventos de orientação vocacional

O item anterior nos traz a este, pois a feira das profissões e os eventos de orientação vocacional ajudam os estudantes a entrar em contato diretamente com a carreira, conhecendo como está o mercado e quais são as principais funções a ser exercidas pelos colaboradores.

Nesse sentido, vale a pena pesquisar o calendário dos eventos de vivência e imersão profissional, descobrindo mais sobre o dia a dia das carreiras pelas quais você se interessa.

Por que é importante conhecer mais sobre a área da saúde?

Não há dúvidas que a área da saúde vive em constante crescimento, sendo uma das mais promissoras do mercado, já que a expectativa de vida tem aumentado, e as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a sua saúde, exigindo a contratação de profissionais ligados ao atendimento e cuidado da população.

Entre os principais benefícios da área da saúde estão a viabilidade de inserção no mercado por meio dos cursos técnico e superior, a disponibilidade de vagas e a flexibilidade de atuação nos diversos segmentos de trabalho (hospitais, clínicas, consultórios, asilos, laboratórios, home office, concursos públicos, entre outros).

Quais são os principais segmentos da área da saúde?

Você já sabe que a área da saúde é uma das mais promissoras da atualidade para os jovens trabalhadores. Porém, em que segmentos os candidatos podem desenvolver funções e crescer na carreira?

Respondendo à questão, estas são as principais formas de atuação para profissionais da saúde:

  • técnico em enfermagem;
  • técnico em análises clínicas;
  • técnico em radiologia;
  • cuidador de idosos;
  • enfermeiro e demais.

No entanto, para atuar nessas profissões, não basta apenas fazer o curso exigido. É necessário, ainda, unir uma série de habilidades para alcançar o sucesso na área pretendida.

Ser empático (capacidade de sentir o que o “outro” sentiria, colocando-se no lugar da pessoa), ter respeito pelos pacientes, propiciar uma comunicação eficaz com a família dos internados e ser proativo com as funções profissionais são algumas características pertinentes para profissionais da saúde.

Além disso, os recrutadores esperam que os profissionais da saúde tenham paciência para lidar com os inúmeros desafios da rotina em unidades clínicas e hospitalares, mantendo o equilíbrio emocional e satisfazendo-se pessoalmente com a dedicação, o cuidado e o zelo pela integridade física e mental dos pacientes.

E, então? Será que a sua vocação não é na área da saúde? Com essas informações, é possível confirmar isso!

Este artigo respondeu à dúvida “como descobrir minha vocação?”, mostrando que essa questão, de extrema importância para a vida das pessoas, pode ser solucionada mais facilmente. Apesar de não ser um processo simples, seguir essas dicas é um passo essencial para que você se decida, prepare-se e tenha uma carreira satisfatória.

O conteúdo foi realmente interessante para você? Se sim, aproveite para saber mais sobre o seu futuro profissional. Agora, descubra como o teste vocacional funciona e por que a ferramenta ajuda a escolher uma profissão!

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x