fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

Como saber se enfermagem é para mim?

Fazer uma escolha que, provavelmente, definirá os próximos anos da sua vida é algo realmente desafiador. Por isso, decidir qual profissão seguir é uma questão que deve ser analisada com muita cautela e prudência, por mais que a pessoa ache que “nasceu para fazer aquilo“. Essa frase, inclusive, é muito ouvida nos primeiros dias de aula, seja na graduação ou nos cursos técnicos de enfermagem, mas vai perdendo a força à medida que o curso avança. Muitos alunos acabam percebendo que é preciso muito mais do que vocação para exercer o ofício de cuidar do outro.

“Mas, como saber se enfermagem é para mim?” — você deve estar se perguntando. Se você chegou a esse questionamento, é porque ponderou sobre o assunto, e isso é um ótimo sinal. Para ajudar a acabar com essas dúvidas (que, certamente, estão tirando seu sono), resolvemos elaborar este artigo, apresentamos as características da profissão, seus desafios e o perfil que um futuro enfermeiro ou técnico em enfermagem deve ter para não se arrepender da escolha no futuro. Vamos lá?

Preparado para lidar com seres humanos em sofrimento?

Talvez essa seja uma pergunta muito impactante, mas é necessário fazê-la antes de qualquer outra coisa. Isso porque, por mais que você domine toda a teoria, saiba de cor e salteado todo o atlas da anatomia humana e todas as terminologias técnicas, se a dor do outro o desestabiliza ao ponto de ser impossível pensar racionalmente, então a enfermagem não é para você. É verdade que essa habilidade pode ser adquirida e aprimorada com o tempo, mas existem certos perfis de pessoas que levam a empatia a um nível extremo, chegando até a sentir fisicamente a dor dos outros.

Por isso, inserir essas pessoas em um ambiente hospitalar, cercado de dores físicas, mentais e emocionais, é condená-las, também, a uma vida de dor. O profissional da enfermagem precisa sentir compaixão e empatia na medida certa, sem que esses sentimentos prejudiquem a sua capacidade técnica e operacional. Afinal, em uma parada cardiorrespiratória, por exemplo, o profissional precisa saber agir tecnicamente em vez de reagir emocionalmente.

Consegue trabalhar sob pressão?

Essa pergunta pode até parecer clichê e retirada diretamente daqueles formulários de seleção de emprego, mas, para ser um profissional da enfermagem, é imprescindível conseguir atuar com qualidade mesmo sendo constantemente pressionado.

Existe uma diferença crucial nesse quesito entre os enfermeiros e as outras profissões. A pressão, dentro de um ambiente hospitalar, não é com clientes insatisfeitos com a pintura da porta de um carro, por exemplo, e sim com a necessidade de estancar um sangramento ativo de um paciente acidentado, cujos familiares gritam, freneticamente, em estado de choque.

Saber que um erro poderá custar uma vida pode ser extremamente sufocante (e até mesmo incapacitante), se o profissional não souber como lidar com isso de forma adequada. Por isso, é importante investir em autoconhecimento para que toda essa pressão seja revertida em oportunidades de aprendizado e desenvolvimento.

É capaz de sacrificar suas necessidades em prol do outro?

Você, provavelmente, já ouviu falar que a enfermagem é a arte de cuidar e de se doar sem esperar nada em troca (a menos, é claro, a recuperação do paciente). Mas isso exige sacrifícios, como plantões noturnos, finais de semana e feriados comprometidos pelo trabalho e, até mesmo, deixar de comer ou ir ao banheiro para poder cuidar de um paciente grave.

Por isso, é preciso ter paixão pelo que faz e, acima de tudo, gostar de gente (e isso inclui gostar de si mesmo). Nós sempre enfatizamos a importância do autocuidado entre os profissionais da enfermagem, adicionando hábitos como terapia, exercícios físicos, alimentação saudável, entre outros, à rotina do dia a dia.

Está disposto a nunca parar de estudar e a se atualizar constantemente?

A saúde, em geral, é uma área que exige constante atualização dos profissionais. Isso não é, necessariamente, para “subir na carreira” (como a maioria das outras profissões), e sim para aumentar as chances de, efetivamente, salvar uma vida. Isso porque a ciência nunca para de evoluir, saindo quase que semanalmente artigos científicos novos com mudanças de protocolos, respostas mais efetivas para determinado tipo de tratamento, técnicas de humanização na sala de parto, entre diversos outros tópicos.

Além disso, existem alguns cursos que todo profissional da enfermagem deve fazer para seu próprio desenvolvimento e para a melhora no dia a dia de trabalho, em hospitais, clínicas, casas de repouso, ambulatórios, Unidades de Pronto Atendimento etc. Veja alguns deles:

  • atendimento pré-hospitalar — aulas teóricas e práticas que visam a capacitar o profissional para atendimentos de urgência e emergência, tais como trauma, acidentes vasculares, afogamento, hemorragias, choque elétrico etc.;
  • hemodiálise — qualificação dos profissionais da enfermagem a prestar um atendimento de qualidade aos pacientes submetidos ao tratamento de hemodiálise, aprendendo todos os processos envolvidos e a rotina de trabalho;
  • técnicas de coleta de material em laboratório clínico — o curso fornece instruções para a obtenção das principais amostras biológicas, como técnicas de coleta, transporte e acondicionamento;
  • interpretação de exames de laboratório clínico — o curso ajudará o profissional a perceber sinais de alerta no quadro clínico do paciente por meio da interpretação dos principais exames laboratoriais, como eletrólitos, perfil glicídico e lipídico, função pancreática, entre outros;
  • vacina e imunização — qualificação para atuar dentro das salas de vacina, com técnicas de aplicação, administração (pré e pós), utilização correta de agulhas etc.

Ainda, existem cursos de aproveitamento que possibilitam ao profissional auxiliar em enfermagem fazer a formação técnica, sem precisar começar o curso do zero. Assim, diminui-se o tempo (que pode ser mais bem aproveitado com o ingresso nos cursos anteriormente citados, por exemplo) e elimina-se disciplinas.

Esperamos que a sua pergunta “como saber se enfermagem é para mim” tenha sido respondida e que este artigo tenha tirado suas principais dúvidas sobre o ofício de cuidar do outro. Não podemos deixar de lembrá-lo, contudo, que a escolha da instituição de ensino é muito importante para o futuro do profissional, devendo ser uma bem-estabelecida no mercado, ter todas as qualificações e os certificados exigidos pelo Ministério da Saúde e uma boa avaliação de alunos e ex-alunos.

Agora que você já sabe tudo sobre a enfermagem, aproveite e veja nossas dicas para escolher o melhor curso técnico em enfermagem em Porto Alegre! 

Técnico em Enfermagem
Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
13 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
SILVIA HELENA JERONIMO
Visitante
SILVIA HELENA JERONIMO
2 anos atrás

bom dia . eu me chamo silvia helena jeronimo, estou apredendo muito. parabens para vcs

Solange Maria da Silva Santos
Visitante
Solange Maria da Silva Santos
2 anos atrás

Me ajudou bastante para entender o que realmente eu quero.

Elaine Mattos
Visitante
Elaine Mattos
2 anos atrás

Boa Noite!
Muito bom Me ajudou bastante para entender o que realmente eu quero

valdenuzia
Visitante
valdenuzia
2 anos atrás

me ajudpu muito obgd pelo desempenho de nos ajudar a tirar um pouco de nossas duvidas,

Rita
Visitante
Rita
1 ano atrás

Obrigada,por ter respondido minhas dúvidas.

daiane
Visitante
daiane
1 ano atrás

muito importante

Vilma
Visitante
Vilma
1 ano atrás

Gratidão! pelo esclarecimento
Muito satisfatório

Juliana Costa
Visitante
Juliana Costa
10 meses atrás

No começo de tudo eu era traumática com hospitais, mais ao longo do tempo fui passando pôr momento que mim fez fortalecer e à ter convivência com às doenças, isso mim deu força e hoje esse trauma de infância está virando meu sonho que é cuidar do próximo e dá ó meu máximo para ajudar à quem precisa, estou disposta à mim sacrificar.

Roger
Visitante
Roger
7 meses atrás

Empatia a nivel extremo, falou comigo! Conteúdo incrível. Me ajudou a decidir.

13
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x