Entenda a importância do trabalho voluntário no segmento da saúde

Você que deseja ingressar no mercado de trabalho e reconhece suas habilidades ligadas ao cuidar de pessoas, por exemplo, e encontra-se na dúvida de que forma conseguirá um emprego, saiba que você não é o único que pode estar nessa situação.

Muitos jovens se deparam com a insegurança ao iniciar uma carreira, por isso você precisa entender mais sobre a importância do trabalho voluntário.

Provavelmente você até já tenha ouvido falar ou leu alguma coisa referente ao trabalho voluntário, mas tenha ficado indeciso se realmente vale a pena atuar nessa função. Ser humanitário, além de proporcionar realização pessoal, ajudará a enriquecer seu currículo, aumentando assim suas chances em conseguir um bom emprego em sua carreira na enfermagem.

Para saber mais e conhecer melhor as vantagens e benefícios de ser um voluntário, além de contribuir para criar uma sociedade mais justa e solidária, continue a leitura!

Possibilidade de networking

O profissional que atua no trabalho voluntário se relaciona com diferentes tipos de pessoas. Caso atue em um hospital, uma clínica da família ou posto de saúde, por exemplo, terá o privilégio em conhecer profissionais proporcionando possíveis trocas de contatos e experiências.

Outra vantagem, seria o fato de você conhecer diferentes pessoas as quais poderá desenvolver amizades, criando possibilidades de fazer novos amigos.

Aumento de habilidades sociais

Você sabe que, ao lidar com pessoas estando em situação de doenças, além de cuidados relacionadas a saúde física, requerem uma atenção emocional. No trabalho voluntário, você também pode aprimorar suas habilidades sociais. Aprenderá na prática a se socializar com os pacientes e familiares dos enfermos.

Do mesmo modo, trabalhar como técnico em enfermagem requer saber trabalhar em equipe, seguir as ordens de superiores, saber se comportar no ambiente de trabalho e desenvolver bom relacionamento com os colegas de profissão.

Combate a depressão

Existem pesquisas realizadas nos Estados Unidos em que comprovam os efeitos benéficos para a saúde de quem faz trabalho voluntário. Ajudar ao próximo dá uma sensação de bem-estar, você se sentirá útil, elevando sua autoestima proporcionando felicidade ao cumprir sua vocação.

Sabe-se que o isolamento social faz com que as pessoas sintam-se emocionalmente abatidas, desenvolvendo a depressão. Ao trabalhar, o técnico em enfermagem cuidará da saúde de outros, como também cuidará de si mesmo, mantendo-se socialmente ativo. Como você percebeu, ser humanitário é um trabalho de mão dupla.

Obtenção de experiência em sua área de atuação

Sua habilidade terá sido testada de maneira que, ao inserir sua experiência em seu currículo, despertará mais interesse das instituições de saúde para ser contratado. Ao verem que você já foi voluntário, não só te valorizarão pelo contexto profissional, como também verão sua disponibilidade em ajudar ao próximo, sendo muito prezada essa atitude quando se trata em atuar na área da saúde.

Por fim, abrangendo um pouco de tudo que foi mencionado acima, certamente você adquire grande experiência para atuar sendo um ótimo profissional da enfermagem, além de ter chances de conquistar um bom emprego remunerado. Sendo assim, não deixe de buscar essa tão importante alternativa, na sua formação, que é o trabalho voluntário.

Você curtiu o post? Então deixe um comentário neste texto e compartilhe com a gente e com os nossos demais leitores a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!

Maria Luci Batista da Costa
Maria Luci Batista da Costa
2 anos atrás

Amei saber mais sobre o trabalho voluntário