Técnico em Enfermagem: Um profissional chave na assistência de Enfermagem

No dia 02 de junho, saiu uma matéria da Escola no Jornal O Diário, confira abaixo:

Técnico em Enfermagem: um profissional chave na assistência de Enfermagem

Buscar uma qualificação profissional ou dar continuidade ao cuidado de um parente doente são muitos os motivos que levam a escolha de um curso técnico em Enfermagem.

O trabalho que o técnico executa vai muito além do hospital. O campo de atuação é muito grande. Bem qualificado pode trabalhar em clínicas, serviços de atendimento de emergências, redes ambulatoriais, HomeCare, na rede pública, em postos de saúde, laboratórios de análises clínicas e unidades de diagnóstico, Casas de ressocialização, instituições de longa permanência trabalhando com idosos, dentro outros, nos quais a assistência à saúde seja necessária.

Há diversos cursos pós-técnico, ou seja, de especialização ou de qualificação para profissionais já formados como Instrumentação Cirúrgica trabalhando lado a lado com a equipe de saúde em bloco cirúrgico e Hemodiálise, em clínicas.

De acordo com a equipe da Escola de Enfermagem da Paz, para se trabalhar na área é necessário que o interessado no curso tenha em mente: o cuidado da pessoa humana, compreender que a sua preparação e formação será direcionada para lidar com pessoas em estado frágil, não só pelo acometido da enfermidade, mas de amparo e apoio, ter sensibilidade em olhar para o ser humano além da enfermidade. “É o cuidado com o paciente e a preocupação com a família, que também requer cuidado. A acolhida é muito importante”.

Aula prática aproximam os alunos da realidade da profissão

Perfil do profissional

Cuidar de pessoas é a base do trabalho na Enfermagem. Lidar com pacientes bastante fragilizados, que além dos cuidados na saúde, requerem apoio emocional, atenção e carinho.

Um bom profissional da Enfermagem precisa ser humanista e solidário. Ouvir, entender e servir, ou seja, saber ouvir as pessoas, compreender o que necessitam e servi-las.

Além disso, controle emocional para saber lidar e caráter prático e pró-ativo nas situações de urgência, emergência, resgate.

São estes valores que tem pautado na Escola da Paz, em seus 30 anos. “A entrega e o cuidado que transmitimos aos futuros profissionais da saúde, auxilia-os a entenderem seu papel. Temos obtido sucesso, nas turmas em conclusão 20% dos alunos saem empregados”.

A profissão exige tanto tecnicamente quanto de habilidades emocionais do candidato. O ensino é rigoroso, mas é uma profissão gratificante para quem tem essa vocação de cuidado.

Enfermagem, um dos cursos técnico mais procurados

Vantagens do curso

• A formação do curso já habilita com uma profissão;
  • A alta demanda por profissionais já possibilita ao aluno se formar empregado;
  • A Escola da Paz, em nova sede, propicia muito mais conforto, com amplo laboratório para praticas, biblioteca aconchegante
  • 02 de duração
  • Aulas de segunda à sexta-feira, turmas em todos os turnos: manhã (8h às 11h30min), tarde (14h às 17h30min) ou noite (19h às 22h30min).
  • A Escola fornece todo o material para as aulas práticas e uso no estágio curricular obrigatório (exceção de itens pessoais do aluno)
  • Cursos de extensão na saúde podem ser feitos durante o curso Técnico como Técnicas de Coleta, Atendimento Pré-Hospitalar, BLS.