O Professor Enfermeiro Marcos explica um pouco mais sobre:
“A aula consistia na apresentação pelos alunos, como futuros profissionais da saúde, de atividades que pudessem ser aplicadas com pacientes da área psiquiátrica. Os alunos precisavam fundamentar e justificar a proposta sugerida, bem como a repercussão da atividade com o paciente, explicando os objetivos e benefícios da atividade no tratamento e cuidado aos pacientes psiquiátricos.”
RESUMO DAS ATIVIDADES
As atividades foram variadas, uma consistia na elaboração de uma letra de música que tivesse sentido com o cuidar e com a área da enfermagem, além da apresentação de duas paródias das músicas Canto Alegretense, dos Os Serranos e Eu quero tchu e eu quero tcha, de João Lucas e Marcelo. Outras atividades, como trabalhos manuais com argila, no qual os alunos eram convidados a criar objetos que os representassem e pinturas com tinta, foram aplicadas nesta aula.
Ainda, como parte da aula houve uma dinâmica de grupo com referência no quadro “Pra quem você tira o chapéu?” do programa Raul Gil. Os alunos foram orientados pelo professor a olhar dentro do chapéu e falar sobre a pessoa que viam, se tiravam o chapéu para ela. Neste chapéu havia um espelho e o aluno precisava comentar sobre a pessoa, no caso eles mesmos. O objetivo foi trabalhar com a autoestima de cada um.
As atividades em aula foram saudadas pelos alunos, que adoraram.