fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

4 maiores consequências da obesidade para a sua saúde. Confira!

Atualmente, grande parte da população mundial sofre com um distúrbio que acarreta riscos à saúde devido à grande concentração de gordura no corpo. Pensando nisso, este texto apresenta as consequências da obesidade, considerada, por muitos especialistas, um dos grandes males do século.

A seguir, você entende por que é necessário conhecer melhor essa doença e vê que problemas estão relacionados ao mal-estar, diagnosticado, em geral, pelo Índice de Massa Corporal, calculado a partir da divisão do peso pela altura do paciente, sendo o resultado elevado do quadrado. Continue a leitura e tire as suas dúvidas sobre o assunto!

Por que é importante conhecer as consequências da obesidade?

Sabe por que é importante conhecer as consequências da obesidade? A resposta se deve à prevalência da doença, que assola mais da metade da população adulta no Brasil, de acordo com dados do IBGE. Por isso, os pacientes devem estar em alerta sobre o excesso de peso para procurar, com urgência, um tratamento adequado, a partir do exame e do diagnóstico feito por profissionais da saúde.

Quais são os principais problemas associados à obesidade?

Até aqui, você já sabe que a obesidade é uma doença preocupante, mas quais são os problemas associados a essa condição? Listamos as principais consequências do acúmulo excessivo de gordura!

1. Diabetes

Diabetes, uma doença bastante associada à obesidade, é caracterizado por uma síndrome no organismo, que deixa de produzir ou não consegue utilizar a insulina (hormônio que controla o nível de açúcar nas células) que produz, elevando a concentração de glicose (açúcar) no sangue.

2. Insuficiência respiratória

Quem sofre com insuficiência respiratória, geralmente relacionada à obesidade, apresenta um comprometimento nos pulmões, que não conseguem realizar as trocas gasosas de maneira adequada. A consequência disso é que o corpo não elimina o excesso de dióxido de carbono, nem trabalha para oxigenar, devidamente, as células.

3. Doenças cardíacas

Doenças relacionadas ao coração, como a hipertensão (pressão alta), a insuficiência cardíaca e a arritmia cardíaca, também estão ligadas à obesidade, uma vez que o excesso de gordura no corpo tende a impactar a circulação do sangue, provocando disfunções no sistema circulatório.

4. Depressão

Pessoas com depressão tendem a desenvolver obesidade, e, da mesma forma, pacientes obesos estão predispostos a sofrer com um quadro depressivo. A relação se estabelece, entre outras causas, pelo estado inflamatório, que é maior em obesos, e oferece um fator de risco para a depressão.

Outro motivo se deve a fatores psicológicos, uma vez que o padrão de beleza da sociedade atual coloca o corpo magro como belo, desencadeando problemas de autocuidado e de autoaceitação em relação à própria imagem.

O que fazer para evitar as consequências da obesidade?

Para evitar o sobrepeso, é melhor criar uma rotina saudável, apostando em uma dieta das cores, rica em nutrientes e com menos ingestão de açúcar e de alimentos gordurosos, e fazendo regularmente exercícios físicos, que melhoram a disposição e ajudam a reduzir o excesso de calorias. Da mesma forma, você deve procurar ajuda profissional, para ter uma orientação personalizada sobre o seu quadro de saúde.

Neste post, você aprendeu sobre as principais consequências da obesidade, desde diabetes até doenças cardíacas, passando por depressão e insuficiência respiratória. Por isso, é necessário ter cuidado para não sofrer com o excesso de peso e, caso já tenha o diagnóstico positivo para esse mal-estar, o melhor é iniciar um tratamento rapidamente.

Gostou do texto? Se sim, compartilhe conosco a sua experiência a respeito da obesidade. Deixe, agora, um comentário ao final desta postagem!

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
as monaco token
Visitante
1 ano atrás

Very nice post. I just stumbled upon your blog and wanted to say that I’ve really enjoyed browsing your blog posts. In any case I’ll be subscribing to your feed and I hope you write again soon!

1
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x