fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

Curso de hemodiálise: conheça mais sobre essa carreira promissora

Os rins são os responsáveis pela filtragem do sangue no corpo humano. Sua função é essencial para eliminação de substâncias, a fim de evitar o acúmulo de toxinas no organismo do indivíduo.

Uma vez perdida a capacidade de realizar essa tarefa, é preciso buscar outros meios para tal, sendo um deles a realização de hemodiálise. Por meio desse tratamento, uma máquina torna possível a filtração sanguínea e a eliminação das toxinas.

Portanto, é fundamental que os profissionais da saúde executem os procedimentos de maneira correta. Assim, a Escola de Enfermagem da Paz traz o curso de hemodiálise, que figura como um importante conhecimento para a qualificação na área. Continue a leitura e saiba mais sobre o curso!

O que é a hemodiálise?

Antes de tudo, abordaremos brevemente sobre o que representa o tratamento em questão. Como dito, a função dos rins é promover a filtração do sangue e eliminar aquelas substâncias tóxicas para o organismo.

A doença renal crônica consiste na deterioração lenta e progressiva da função referida, ocasionando, consequentemente, a retenção das substâncias prejudiciais ao ser humano. Dessa forma, é preciso buscar maneiras funcionais para a substituição dos rins. Existem 3 opções de tratamento para o caso:

  • hemodiálise — um equipamento realiza a filtração sanguínea em ambiente extracorpóreo;
  • diálise peritoneal — por meio de um cateter na barriga, é introduzido um líquido que, devido à osmose, elimina substâncias ao ser retirado da cavidade;
  • transplante — os rins transplantados podem ser provenientes de pacientes vivos ou que já foram a óbito.

Quais são as principais intervenções do técnico de enfermagem nesse processo?

Entre as principais intervenções do técnico de enfermagem, estão:

  • preservação do acesso vascular;
  • manutenção do equilíbrio hidroelétrico;
  • minimização da fadiga;
  • ingestão nutricional correta;
  • orientação ao paciente a respeito da doença;
  • fornecimento de apoio emocional.

Sendo assim, os serviços prestados pela enfermagem devem direcionar os pacientes para eles conseguirem se adaptar às mudanças de hábitos e comportamentos que resultam na manutenção correta do tratamento e melhora na qualidade de vida. Tudo isso colabora para o desenvolvimento de sensações mais positivas em relação à própria saúde, o que pode influenciar diretamente no alcance de melhores resultados.

Qual é a importância da qualificação profissional?

A hemodiálise representa um tratamento desgastante, que pode impactar em diferentes aspectos do paciente, incluindo o social. Por isso, é essencial que profissionais envolvidos busquem qualificação para proporcionar uma melhor experiência para o paciente.

Por muito tempo, a figura do médico era associada ao papel central da equipe na hemodiálise. Com o passar dos anos, a enfermagem se mostrou fundamental para o sucesso do tratamento.

Atualmente, a prescrição dos parâmetros é realizada, de fato, pelo médico. Porém, a equipe envolvida é multiprofissional, contando com enfermeiros e técnicos em enfermagem para realização dos procedimentos.

Para tais profissionais, são atribuídas algumas tarefas, como a elaboração de escalas nos equipamentos, bem como a operação dos mesmos. Além disso, devem estar atentos ao controle de materiais e à conservação do ambiente. Devem prezar, ainda, por dois aspectos importantes. O primeiro deles é o cumprimento das normas de biossegurança, protegendo a integridade da equipe e dos próprios pacientes.

Quais são os requisitos necessários para a atuação da enfermagem no setor de hemodiálise?

A atuação no setor de hemodiálise requer dos técnicos de enfermagem o desenvolvimento de alguns requisitos para proporcionar os melhores cuidados possíveis, com foco em um tratamento individualizado, eficiente e seguro. Por exemplo:

  • ter a atenção necessária para observar frequentemente os sinais e sintomas apresentados pelo paciente;
  • entender sobre o correto funcionamento dos materiais e equipamentos;
  • obter as competências técnico-científicas que possibilitam avaliações mais assertivas sobre os pacientes e ajudar na redução de riscos e intercorrências que possam comprometer a qualidade de vida do indivíduo;
  • oferecer um atendimento humanizado, que busca oferecer uma assistência eficaz para o bem-estar daqueles que necessitam de hemodiálise.

O que é abordado no curso de hemodiálise?

Agora que você já sabe o que é hemodiálise e qual o papel dos profissionais nessa prática, levantaremos algumas questões associadas aos conceitos abordados durante o curso.

Nesse momento, reforçamos o caráter teórico e prático da metodologia de ensino. A princípio, o profissional será mais bem instruído acerca das doenças renais crônicas e dos tipos de tratamento para a comorbidade. Posteriormente, as questões abordadas serão mais específicas da hemodiálise e todas as etapas que compõem o tratamento.

A primeira etapa do processo está vinculada ao médico, o qual avalia o paciente e faz a definição dos parâmetros que serão utilizados naquela sessão do tratamento. A enfermagem, então, realiza os devidos preparos para início da diálise, que envolvem os seguintes aspectos:

  • ambiente;
  • água a ser utilizada;
  • maquinaria de filtração;
  • materiais necessários;
  • adequação para necessidades do paciente.

O que é feito no preparo?

Diante dos tópicos levantados anteriormente, é preciso esclarecer o que está envolvido em alguns deles.

O preparo do sistema consiste em ligar a máquina e checar o seu funcionamento, bem como o valor de condutividade e a temperatura. Posteriormente, há o preenchimento das câmaras com solução salina e a checagem dos sistemas de remoção envolvidos.

Já o preparo do paciente requer, antes de tudo, a confirmação dos dados de identificação. Em seguida, são verificados os sinais vitais e o seu peso. Feito isso, há a higienização das vias de acesso e a acomodação do indivíduo.

Após o preparo, quais são as etapas do processo?

Uma vez realizados os preparos anteriores, o paciente será, de fato, instalado no local da diálise. Há, portanto, a punção da fístula e o posicionamento dos cateteres. Depois disso, se necessário, são coletados materiais para exames e é feita a anticoagulação.

Posteriormente, é realizada a conexão da linha arterial e venosa às suas respectivas vias. Por fim, a bomba de sangue é ligada, e o profissional fica encarregado de monitorar todo o processo. Para finalizar, é necessária, novamente, a verificação dos sinais vitais e do peso do paciente. A bomba de sangue é desligada, e o conteúdo do segmento pré-bomba é devolvido.

Por fim, se preciso for, há a administração de medicamentos e coleta de materiais para exames. Os materiais e equipamentos devem ser desconectados do paciente e é feita a hemostasia com gaze. O técnico em enfermagem finaliza o processo repassando as orientações necessárias ao paciente.

Quais são as boas práticas a serem implementadas no setor de hemodiálise?

Existem determinadas práticas a serem implementadas como forma de reduzir riscos de contaminações e demais problemas que possam interferir no tratamento, principalmente em tempos de pandemia. Veja algumas delas:

  • minimizar, o máximo possível, a quantidade de acompanhantes e demais pessoas transitando pelo local;
  • prezar pela correta higienização das mãos;
  • manter o ambiente arejado e bem ventilado;
  • solicitar avaliação e orientação médica antes do início da hemodiálise em casos suspeitos;
  • restringir a presença de terceiros com sintomas respiratórios;
  • recomendar sobre o uso de máscaras cirúrgicas para pacientes e seus acompanhantes;
  • estimular os pacientes, funcionários e acompanhantes a respeito da vacinação contra influenza na falta de qualquer tipo de contraindicação;
  • utilizar os equipamentos de proteção individual, como avental, luvas, máscaras, gorro, óculos de proteção e demais — nos casos de atendimento a pacientes com sintomas de doenças respiratórias, esse cuidado deve ser redobrado;
  • caso o paciente não possa utilizar máscaras cirúrgicas devido à dificuldade respiratória, deve-se oferecer toalhas e solicitar que ele cubra boca e nariz ao tossir ou espirrar;
  • as toalhas usadas precisam ser recolhidas e enviadas para limpeza e desinfecção;
  • todos os integrantes da equipe multidisciplinar, bem como funcionários da higienização, manutenção, recepção e demais atividades no setor de diálise, também devem fazer o uso da máscara cirúrgica;
  • outro ponto relevante é a substituição da máscara cirúrgica por uma nova sempre que estiver úmida ou tiver muitas horas de uso.

É preciso ressaltar a necessidade de atender todos esses pontos e, dessa forma, manter um ambiente seguro e protegido contra a disseminação da Covid-19. Essa prática vai beneficiar não apenas os pacientes, mas colaboradores, acompanhantes, familiares e terceiros.

Como a Escola da Paz contribui para a formação?

A Escola da Paz é uma instituição profissionalizante que oferece cursos para formações relacionadas à área da saúde. Há mais de 30 anos no mercado, é constituída por uma equipe docente experiente e com amplo conhecimento na área, além de contar com valores como responsabilidade, competência, cuidado, humanização, entre outros, que são seus pilares na formação de profissionais qualificados e competentes.

O curso de hemodiálise é disponibilizado pela escola, tendo como requisito o aluno ser técnico em enfermagem formado. Caso você não tenha essa formação, não se preocupe! A Escola da Paz também tem esse curso, sendo ele fundamental para iniciar a carreira profissionalizante na área da enfermagem.

A duração do curso de hemodiálise é de, aproximadamente, 2 meses, compreendendo, nesse período, os aspectos teóricos e práticos da formação. Ao todo, a duração é de 160 horas. As aulas teóricas acontecem de segunda a quinta-feira, no turno disponível, segundo a turma. Já o estágio supervisionado pode ser acordado com o professor responsável. Os grupos são compostos por, no máximo, 5 pessoas.

Com esse artigo, procuramos esclarecer sobre um dos tratamentos mais utilizados nos casos de doença renal crônica. Para ele ser bem-sucedido é de suma importância que o profissional tenha uma formação adequada, necessitando, portanto, de um curso de hemodiálise.

Tem interesse em aprimorar os seus conhecimentos na área? Entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais sobre o curso de hemodiálise oferecido pela Escola da Paz!

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Fátima
Visitante
Fátima
1 ano atrás

Oii como faço p fazer esse curso?

dalila
Visitante
dalila
1 ano atrás

onde fica essa instituição ?

3
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x