Você sabia que existem vários cursos na área da saúde além de Medicina e demais modalidades de Ensino Superior? Isso porque o mercado de trabalho no ramo se encontra em constante expansão, com as atividades de atuação se ampliando de forma considerável, gerando muitas oportunidades para os profissionais qualificados.
Sendo assim, elaboramos este conteúdo para apresentar algumas opções de cursos disponíveis e suas características. Assim, você poderá identificar aquele que melhor se enquadra em seu perfil. Confira!
1. Técnico em enfermagem
O curso de técnico em enfermagem é uma formação profissional de nível médio da área da saúde. Esse profissional integra as equipes de enfermagem de hospitais, clínicas, consultórios, empresas, instituições de longa permanência, serviços home care etc.
É uma boa alternativa para quem pretende se inserir mais rápido no mercado de trabalho, levando em conta que o curso tem duração média de 2 anos, divididos entre aulas teóricas e práticas (estágio obrigatório).
Entre as atribuições dos profissionais de enfermagem está a de zelar pela integridade física dos pacientes, então, o aluno é preparado para realizar todas as funções inerentes à profissão, como procedimentos específicos para o cuidado dos indivíduos, prevenção e manutenção da saúde. Entre as matérias ensinadas estão:
- anatomia;
- enfermagem cirúrgica;
- farmacologia;
- saúde coletiva;
- saúde da criança e do adolescente;
- saúde da mulher;
- saúde do idoso;
- saúde mental.
2. Cuidador de idosos
O curso de cuidador de idosos é uma qualificação profissional livre, que tem a finalidade de orientar os alunos quanto ao cuidado das pessoas da terceira idade, com patologias ou não. Nele, os participantes vão entender as melhores formas e manejos para que, ao exercerem a profissão, possam desenvolver suas atividades com idosos e interagir com a família e a sociedade.
Poder ser feito por profissionais de áreas diversas e pessoas interessadas em obter novos conhecimentos. A idade mínima é de 16 anos com a autorização dos responsáveis legais. Entre as disciplinas que compõem o conteúdo programático estão:
- quem é o cuidador;
- funções do cuidador;
- estatuto do idoso;
- doenças comuns em pessoas idosas;
- higiene e conforto;
- distúrbios comuns em pessoas idosas;
- alimentação saudável;
- envelhecimento e medicamentos;
- mobilidade do idoso.
3. Instrumentação cirúrgica
Trata-se de um curso pós-técnico que aperfeiçoa os profissionais para dar assistência ao médico-cirurgião, em casos que exigem medidas de promoção, proteção, recuperação, preservação e conservação.
Dessa forma, o aluno aprende a reconhecer de forma funcional e nominal os instrumentos cirúrgicos, bem como a adequação e o posicionamento das mesas de instrumental e promoção de tempos cirúrgicos. Ou seja, é um profissional fundamental na hora da cirurgia e, por esse motivo, precisa estar atento a todo o processo cirúrgico.
Para realizar o curso, que é dividido em teoria e prática, o participante deve ser auxiliar ou técnico em enfermagem. Entre as matérias abrangidas pela grade curricular estão:
- estrutura e funcionamento do centro cirúrgico;
- sala cirúrgica;
- equipe cirúrgica;
- equipamentos básicos móveis e fixos;
- métodos de esterilização;
- rotina para pessoal do centro cirúrgico;
- preparo para a cirurgia;
- instrumentação cirúrgica;
- terminologia cirúrgica;
- apresentação do instrumental cirúrgico;
- paramentação;
- degermação das mãos;
- agulhas e fios cirúrgicos;
- técnicas para calçar luvas;
- montagem da mesa cirúrgica;
- disposição do material conforme os tempos cirúrgicos;
- antissepsia do campo operatório;
- controle de peças anatômicas;
- instrumentais cirúrgicos específicos;
- posições cirúrgicas;
- instrumental de vídeo-cirurgia.
4. Sala de vacinas e imunização
O curso de salas de vacinas e imunização tem por objetivo qualificar o profissional ou estudante da área da saúde para a adequada atuação nas salas de vacina, administração dos imunizantes e prevenção da comunidade, bem como aperfeiçoar as técnicas de aplicações.
Profissionais graduados no ramo da saúde, técnicos, auxiliares e estudantes podem ingressar no curso, sendo necessário o conhecimento em biossegurança e noções epidemiológicas. Entre as disciplinas do conteúdo programático estão:
- calendários nacionais de vacinação;
- programa nacional de imunizações;
- fundamentos dos imunológicos (imunidade específica e inespecífica, bases, respostas primárias e secundárias, aspectos relacionados a vacina ou vacinado);
- procedimentos para a administração de vacinas (situações especiais, contraindicações, vacinação simultânea, adiamento da vacinação, falsas contraindicações);
- vacinas.
Além disso, há o módulo prático, que demonstra o processo de aplicação das vacinas (vias e locais de aplicação em crianças, adolescentes, adultos e idosos, além da utilização das agulhas, considerando o calibre e o comprimento).
5. Hemodiálise
Trata-se de um cursos pós-técnico desenvolvido com a finalidade de aprimorar os profissionais quanto aos processos de enfermagem prestados aos pacientes que fazem o tratamento de hemodiálise (remoção de líquido e substâncias tóxicas do sangue, como uma espécie de rim artificial).
Entre as funções dos profissionais capacitados no curso estão a de elaborar escalas nos equipamentos, operar as máquinas, controlar os materiais e manter a conservação do ambiente.
O curso dura, em média, dois meses, divididos em teoria e estágio supervisionado, e para se matricular o aluno precisa ser técnico em enfermagem formado, estando, ao final do curso, apto para prestar atendimento de qualidade aos pacientes submetidos à hemodiálise.
6. Primeiros socorros
O curso de primeiros socorros tem a finalidade de qualificar o aluno em relação às noções básicas de primeiros socorros em casos de emergência, acidentes domésticos, entre outros, enquanto o paciente espera o atendimento dos profissionais responsáveis por realizar o socorro.
Por meio das aulas, o aluno estará apto a realizar procedimentos básicos do primeiro atendimento, além de saber reconhecer e informar sobre as ações a serem aplicadas, o que não deve ser feito com o intuito de evitar o agravo da vítima. É um curso para o público geral, como profissionais que atuam em ramos variados, pessoas com interesse em conhecer os primeiros socorros em nível básico e demais. Entre as matérias aplicadas estão:
- cuidados gerais preliminares;
- acidentes: características e tipologia;
- parada respiratória: método de respiração;
- compressão cardíaca;
- emergências: gravidade da lesão e condição da vítima;
- hemorragias;
- corpos estranhos;
- fraturas e luxações;
- queimaduras;
- lesões na coluna vertebral;
- transporte dos acidentados;
- corpos estranhos;
- estado de choque;
- envenenamento.
Este curso é um ótimo curso inicial para quem deseja vivenciar a área da saúde e entender se tem o perfil necessário para seguir carreira.
Como pode perceber, existem vários cursos na área da saúde disponíveis para você se inserir no mercado de trabalho, como o de técnico em enfermagem e o de cuidador de idosos, ideais para quem tem apenas o ensino médio. Para isso, é importante contar com uma instituição de ensino de confiança, como a Escola da Paz, experiente na profissionalização de pessoas que buscam se diferenciar no ramo da enfermagem e da saúde.
Quer conhecer mais sobre o curso de técnico em enfermagem oferecido pela Escola da Paz? Então, acesse nosso site agora mesmo!