Descubra a importância do autocuidado para profissionais de saúde

Para quem gosta de cuidar de pessoas, a área da Saúde é ideal. Afinal, é uma forma de ter uma profissão e, consequentemente, uma condição de vida melhor. Porém, a rotina corrida acaba resultando em uma situação ruim: foco nos outros e esquecimento dos próprios problemas — e aí entra o autocuidado.

Não adianta garantir a saúde de outras pessoas, se você mesmo não tem a qualidade de vida satisfatória, com uma rotina de exercícios físicos regulares e uma alimentação balanceada, por exemplo. O autocuidado é, portanto, um conceito que vem se tornando cada vez mais importante dentro dessa área.

Que tal saber mais sobre a importância desse conceito para os profissionais que trabalham com saúde? Então, continue a leitura deste artigo, tire todas as suas dúvidas e saiba quais são os benefícios de se preocupar com o autocuidado. Confira!

O que significa autocuidado?

Entender o que significa autocuidado não é tão difícil, afinal, o nome é autoexplicativo: são ações promovidas por um indivíduo para garantir a própria saúde e qualidade de vida. Ou seja, tomar os cuidados necessários para não enfrentar nenhum problema grave de saúde, por exemplo — seja ele físico ou psicológico.

Na prática, autocuidado representa tudo o que é feito para cuidar do próprio bem-estar, que vise garantir uma melhor qualidade de vida. Da prática regular de atividades físicas, passando por horas de lazer e relaxamento durante a semana, até uma alimentação balanceada. Tudo isso contribui diretamente para o melhor funcionamento do próprio corpo.

Esse conceito é especialmente importante para profissionais que atuam na área da Saúde, afinal, passam a maior parte dos seus dias cuidando de outras pessoas e, muitas vezes, se esquecem dos próprios problemas.

Quais são os benefícios do autocuidado?

Para que você compreenda melhor qual é a real importância do autocuidado, separamos os quatro principais benefícios ao praticar esse conceito em sua rotina profissional e pessoal. Confira!

Aumenta a produtividade

A sua produtividade está diretamente relacionada à qualidade de vida. Praticando o autocuidado, você garante o melhor bem-estar para o seu corpo e, assim, pode se concentrar exclusivamente na realização do seu trabalho. Garantindo a sua saúde, pode focar em cuidar melhor dos outros.

Melhora a saúde mental

A saúde mental é tão importante quanto a física, e é justamente isso que o autocuidado oferece: atenção a todas as partes do próprio corpo. Os benefícios são muitos.

Aprimora as relações no ambiente de trabalho

Ao se sentir melhor, a tendência é que você consiga melhorar os seus relacionamentos no espaço de trabalho, principalmente por não levar os seus problemas para o seu ambiente profissional.

Melhora a qualidade de vida

O autocuidado impacta diretamente na forma como você enxerga a sua rotina de trabalho, incentivando práticas que tornem a sua vida mais saudável e que façam com que se sinta bem. Além disso, menos problemas de saúde e mais satisfação profissional contribuem diretamente para mais qualidade de vida.

Como vimos, a psicologia tem um papel importante no desempenho das funções de enfermagem. Afinal, existe um grande efeito emocional ao cuidar de alguém, seja ao colocar um curativo ou aplicar uma injeção. Assim como no autocuidado, ela também gera um impacto no atendimento ao paciente.

Agora que você já sabe como o autocuidado é importante para os profissionais que trabalham na área da Saúde, entenda mais sobre os impactos da psicologia na enfermagem!

Winnie
Winnie
9 meses atrás

Assunto muito relevante,o texto trata de uma forma clara e objetiva sobre o auto cuidado na enfermagem.Sem palavras rebuscadas buscando o melhor entendimento do leitor.Textos assim valem a pena ser lidos. Parabéns!