Nas últimas semanas as redes sociais foram tomadas pelo famoso Ice Bucket Challenge, em tradução livre “Desafio do Balde de Gelo”, e você sabe qual era o objetivo deste desafio?
O desafio fazia parte de uma campanha para arrecadar doações com o objetivo de financiar pesquisas sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica.
Saiba mais sobre a doença
De acordo com a associação Pró-Cura da ELA, a esclerose lateral da amiotrófica (ELA) é uma doença que afeta a função dos nervos e músculos. Desmembrando o nome é possível entender um pouco como funciona a doença: esclerose significa o endurecimento; lateral porque a doença começa geralmente em um dos lados do corpo; e amiotrófica, porque resulta na atrofia do músculo. Ou seja, o volume real do tecido muscular diminui.
Com base em pesquisas epidemiológicas a cada 14 brasileiros são diagnosticados com a doença no País. A doença ainda não tem cura, mas há tratamentos.
Principais sintomas
A ELA causa uma fraqueza progressiva dos músculos, que começa nos braços e passa pelas pernas, além da deglutição. É uma doença rara e lentamente progressiva que leva a morte por complicações respiratórias. Existem cerca de cinco pacientes com a enfermidade para cada 100 mil habitantes. As medicações existentes, bem como uso de sonda, marca passo respiratório e a fisioterapia ajudam a melhorar os sintomas da doença. Com exceção do marca passo respiratório, o tratamento é disponibilizado pelo SUS.
Para saber mais confira: