Com a transformação digital os processos das instituições hospitalares têm se tornado cada vez mais informatizados. No entanto, mesmo com o uso da tecnologia, é importante manter algumas habilidades específicas como forma de proporcionar um cuidado efetivo e humanizado aos pacientes e, assim, conquistar o sucesso dos tratamentos. Entre elas, está a empatia na enfermagem.
Pelo fato de ser um dos atributos mais importantes a serem desenvolvidos entre a equipe de enfermagem, elaboramos este conteúdo para explicar seus benefícios e apresentar dicas do que deve ser feito para alcançar esse diferencial. Confira!
Qual a importância da empatia na enfermagem?
A empatia se trata da capacidade de você se colocar no lugar do outro. Assim, você será capaz de sentir as mesmas experiências e perspectivas e entender o que faria caso estivesse na mesma situação.
Apesar de a competência técnica ser uma das questões mais relevantes de um profissional de enfermagem, os pacientes conseguem perceber e valorizar uma assistência à saúde empática quando recebem atenção, carinho, respeito e tranquilidade nos momentos difíceis.
Sendo assim, os colaboradores do local precisam ser capacitados para fornecer a atenção adequada para cada um dos pacientes, estando aptos para compreender as necessidades individuais, tanto físicas quanto emocionais.
Os pacientes precisam ter a oportunidade de dialogar com a equipe de saúde e expor seus medos, preocupações e dificuldades. Dessa forma, eles se sentirão mais seguros em relação à unidade de saúde, seus funcionários e tratamento. Toda essa experiência se tornará mais fácil quando o indivíduo sentir que tem todo o auxílio que realmente precisa.
Ou seja, o profissional empático tem um olhar mais sensível para as questões humanas, que vai além do diagnóstico ou só tratamento em si, tendo em vista que se preocupa também com a qualidade de vida e bem-estar físico e psíquico do enfermo.
Quais as vantagens da empatia na área da saúde?
A empatia alinhada às habilidades técnicas colabora para o alcance de melhores resultados nos cuidados aos pacientes.
Aumento da confiança por parte do paciente
A empatia deixa o paciente à vontade com a equipe de enfermagem. Alguns procedimentos podem causar desconfortos e causar constrangimento em algumas pessoas, o que pode comprometer o sucesso do tratamento.
Mas, quando há empatia no relacionamento entre a equipe e o paciente, uma relação de confiança é estabelecida, gerando uma situação mais confortável entre as partes durante os cuidados de rotina.
Construção de um melhor relacionamento
A empatia proporciona a construção de um relacionamento recíproco e duradouro. Dessa forma, além de respeitar todas as recomendações dos médicos e equipe de enfermagem, o paciente é fidelizado na instituição de saúde por tempo indeterminado e contribui para a criação de uma imagem sólida da unidade perante o mercado.
Melhora do estado emocional do paciente
Quando um indivíduo passar por um problema de saúde, seu psicológico pode passar por danos causados pela patologia e preocupações a respeito do tratamento e possibilidades de cura. Então, a empatia funciona como uma maneira de tranquilizar o paciente nesse momento de vulnerabilidade.
Como desenvolver a empatia no ambiente de trabalho?
A empatia precisa ser desenvolvia na prática. Então, separamos algumas dicas de ações que podem ser aplicadas durante o dia a dia de trabalho.
Coloque-se no lugar do outro
Trata-se da capacidade de se identificar com o outro e sentir o que ele sente. Isso gerar a sensação de ser aquela pessoa e, assim, entender seus meus, escolhas, tristezas, alegrias e demais sensações, boas ou ruins. Essa capacidade de reconhecer o sentimento do outro vai permitir com que consiga oferecer um suporte mais apropriado conforme as suas necessidades.
Esteja atento aos detalhes no decorrer do atendimento
Os detalhes podem fazer toda a diferença para os resultados dos cuidados prestados aos pacientes. Em alguns casos, algumas informações relevantes a respeito da pessoa, que pode ajudar a entendê-la, será dita de maneira discreta.
A equipe de enfermagem atende muitos indivíduos por dia e, às vezes, com o desgaste e cansaço, pode acontecer dos colaboradores darem menos atenção aos detalhes. Então, é preciso ter o máximo de atenção possível para aguçar a sensibilidade e, assim, conseguir desenvolver uma relação mais empática com o paciente.
Tenha uma escuta atenta
É essencial se envolver com o que está escutando do paciente. Além disso, é preciso prestar atenção no tom de voz e na linguagem corporal. Caso não pode ouvir com calma a pessoa naquela hora, seja gentil e diga que não pode, mas que vai procurá-lo para conversar assim que possível.
Escutar atentamente o paciente, voltando sua atenção para ele vai ajudar na compreensão do que ele sente e como se expressa. Sendo assim, as informações repassadas por ele não devem ser desprezadas, já que podem ser a chave para solucionar problemas e proporcionar um atendimento mais adequado.
Desenvolva a alteridade
Essa prática está diretamente ligada à aceitação de que todo ser humano é diferente e possui suas particularidades. Isso é fundamental para um atendimento empático, levando em conta que evita conflitos desnecessários com o paciente.
Mostre interesse em ajudar
Faça esforços para entender o que o paciente precisa e ajudá-lo o mais rápido possível. Afinal, é muito estressante estar em tratamento médico e ser atendido com descaso. Tenha em mente que as pessoas não são números, e sim uma vida que precisa ser cuidada com toda atenção que merece. Mesmo quando o cansaço tomar conta, não deixe que isso prejudique os cuidados prestados.
Humanize o atendimento
É necessário reconhecer que você vai interagir com seres humanos que têm sentimentos e emoções que podem aflorar a qualquer momento. Identifique fatores intelectuais e emocionais dos pacientes para saber o que ele está passando, conversar, entender e gerar confiança e segurança para as pessoas que está prestando assistência.
Conseguiu entender a importância da empatia na enfermagem? Buscar desenvolvê-la é uma forma de mostrar o seu comprometimento profissional com a saúde e bem-estar dos pacientes em todas as etapas do atendimento, contribuindo de forma ativa para que os indivíduos possam passar pelos tratamentos de forma mais segura e tranquila e, assim, alcançar resultados mais positivos.
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