Um profissional de enfermagem pode atuar em várias áreas, tendo em vista a quantidade considerável de oportunidades disponíveis no mercado. Entre elas, está o trabalho de enfermagem de resgate, que tem como atribuições a de realizar os primeiros socorros de pacientes em casos de acidentes e demais urgências.
Nesse caso, o serviço não engloba somente realizar o transporte do local do acidente até uma instituição de saúde, mas, sim, de realizar todos os cuidados possíveis com segurança e eficiência, com a finalidade de preservar as chances de sobrevivência da vítima atendida, independentemente do meio de transporte, como por exemplo ambulâncias, helicópteros, entre outros.
Quer entender melhor como funciona a profissão, as atividades envolvidas e atributos necessários para que o profissional possa trabalhar com qualidade? Então, continue a sua leitura!
Como funciona a carreira de enfermagem de resgate?
A Enfermagem de resgate atua de maneira direta entre as equipes de salvamento em contextos emergenciais. Sendo assim, realiza os primeiros socorros às vítimas, seja na residência ou nas vias públicas.
Ou seja, fica responsável pelo atendimento pré-hospitalar do paciente, agindo no local da ocorrência, com o objetivo de reduzir os danos nas pessoas atendidas, analisar as condições e disponibilizar a primeira assistência antes de encaminhar o indivíduo para o hospital.
A maior finalidade do profissional de resgate é salvar vidas nos mais variados contextos, além de estabilizar o estado da vítima. Por este motivo, acontece de forma habitual a avaliação das condições de riscos e danos sofridos pelo paciente. Dessa forma, grande parte da jornada de trabalho desse profissional não é cumprida nos hospitais, mas sim:
- no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU);
- em instituições privadas;
- no setor aéreo e marítimo, entre outros.
Com isso, é uma profissão de muita relevância não apenas no resgate de vítimas de acidentes, bem como nos casos de calamidades públicas originárias de desastres naturais ou, até mesmo, provocados.
O que é preciso para atuar na área?
Para se inserir no ramo e preencher uma oportunidade de trabalho é preciso ter formação no curso de Técnico em Enfermagem, com duração de dois anos; ou formação em Enfermagem, por meio de curso superior, com duração de quatro a cinco anos, tempo que vai variar conforme a instituição de ensino escolhida.
Além disso, para trabalhar no segmento de resgate é preciso realizar o curso de Atendimento Pré-Hospitalar, que vai ofertar capacitação e treinamento para os profissionais já formados em enfermagem, direcionado para as atividades que serão executadas durante a rotina de trabalho.
Quais são as principais atribuições de um técnico em enfermagem na área?
A função de um técnico em enfermagem na área de resgate é bem desafiador e dinâmico. Entre as principais atividades executadas estão:
- conferir os sinais vitais;
- analisar as condições da vítima;
- averiguar os riscos ou lesões sofridas;
- prestar os cuidados de enfermagem de acordo com o caso;
- fazer curativos;
- auxiliar na reanimação do indivíduo;
- tomar decisões imediatas;
- preservar a chances de vida do paciente até sua chegada ao hospital, entre outros.
Sendo assim, precisam de conhecimentos e habilidades específicas para atuar em qualquer emergência, seja na rua, remoção intra-hospitalar, na casa da vítima, entre outros e, assim, se manterem aptos para situações adversas que possam surgir.
No entanto, é importante ressaltar que o campo de atuação é muito amplo, possibilitando que os profissionais possam trabalhar no atendimento terrestre, aéreo, grupos de turismo de aventura, empresas, academias etc.
Quais as habilidades necessárias para atuar nessa especialidade?
Entre as habilidades necessárias para quem busca se inserir no mercado de enfermagem de resgate, prestar um serviço eficiente e de qualidade e, assim, trilhar uma carreira de sucesso, estão:
- agilidade;
- segurança;
- foco no atendimento no pronto-atendimento;
- facilidade para trabalhar em equipe;
- paciência;
- equilíbrio e inteligência emocional para tratar com cenários de muita pressão;
- comunicação eficiente com as pessoas presentes no local e familiares das vítimas;
- preparo físico;
- senso de urgência e autoconfiança para empregar os mais adequados e rápidos procedimentos conforme as condições clínicas dos pacientes.
Ou seja, essas estão entre as principais características que precisam compor o perfil de quem opta por escolher o curso de Técnico em Enfermagem, se qualificar com o curso de Atendimento Pré-Hospitalar e, assim, se manter apto para atuar na enfermagem de resgate.
Dessa forma, é necessário ter uma formação específica e se manter bem preparado para atendimentos de urgência. Por este motivo, adquirir a capacidade de mensurar os riscos envolvidos no acidente e ter proatividade para atuar contra o tempo, são atributos fundamentais e completamente necessários para quem deseja fazer parte de um time de resgate.
Quais são os benefícios de ingressar no mercado de enfermagem?
O mercado de enfermagem é uma ótima oportunidade para os profissionais que buscam se diferenciar e construir uma boa carreira. Isso porque, se trata de um segmento que sempre necessita de pessoas qualificadas e que buscam por atualizações frequentes. Contudo, antes de optar pelo curso, é preciso que você considere alguns fatores, por exemplo:
- as áreas de atuação;
- expectativas de crescimento;
- remuneração;
- perfil exigido para exercer as atividades;
- investimento inicial;
- orientação profissional;
- opções de qualificação;
- conteúdo programático, entre outros.
Assim, você pode fazer uma escolha mais consciente, atuar em uma área que realmente goste e, com isso, aproveitar ao máximo as possibilidades que o segmento de enfermagem tem a oferecer.
Também, é preciso ter em mente que atuar com resgate é muito gratificante, no entanto, exige muito tempo, estudo, treinamento e dedicação. Afinal, além de ser um campo de trabalho vasto e promissor, é preciso que você conquiste um diferencial competitivo para se destacar entre os concorrentes e ficar com as melhores vagas.
Conseguiu entender melhor sobre quem atua na enfermagem de resgate? É uma área valorizada e reconhecida pela sua colaboração com a sociedade, especialmente pelo fato da equipe enfrentar situações de urgências com o objetivo de salvar vidas. Então, caso tenha interesse na área, verifique se você se enquadra nos requisitos e habilidades necessárias, além de contar com uma instituição de ensino experiente e de confiança para realizar o curso.
Quer conhecer os cursos de qualificação oferecidos pela Escola de Enfermagem da Paz? Então, entre em contato agora mesmo para esclarecer suas principais dúvidas!