fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

Enfermagem neonatal: entenda os desafios e as atribuições do profissional de enfermagem

O estudante que está refletindo sobre uma possível carreira precisa conhecer, em um primeiro momento, quais são as possibilidades de atuação profissional. E não seria diferente com a área da saúde, que oferece diferentes opções para quem quer cuidar das pessoas. Um exemplo disso é a enfermagem neonatal, associada ao bem-estar de bebês e ao fortalecimento de vínculos entre o recém-nascido e a família.

Pensando nisso, este conteúdo mostra o que caracteriza a enfermagem neonatal e resume quais são as funções do profissional no ambiente clínico e hospitalar. Além disso, o artigo explica quais são as diferenças entre técnico e enfermeiro na área neonatal e informa que desafios envolvem a especialidade hoje em dia.

Continue a leitura para saber mais sobre o tema!

Afinal, o que é enfermagem neonatal?

Inicialmente, é necessário entender que a enfermagem neonatal é uma área dedicada a cuidar de recém-nascidos, principalmente aqueles em situação crítica, seja por nascimento prematuro, seja por complicações de saúde no período pré e pós-parto.

Quais são as funções do profissional de enfermagem neonatal?

Até aqui, você já sabe como se caracteriza a enfermagem neonatal. Mas a dúvida que fica é sobre as funções que esse profissional assume em unidades de saúde, certo? A seguir, listamos as principais, como estimular o vínculo do bebê com a família, ajudar em procedimentos complexos e analisar o crescimento do recém-nascido. Confira!

Vínculo entre bebê e família

A estimulação do vínculo entre o bebê e a família é, sem dúvidas, uma das principais funções do profissional de enfermagem neonatal em clínicas e hospitais. O motivo é que o período pós-parto é muito importante para fortalecer a conexão entre o recém-nascido, a mãe e as demais pessoas do núcleo familiar.

Nesse momento, forma-se o laço social e psíquico entre o neonatal e a família, devendo o profissional de enfermagem ajudar no processo, principalmente na hora da amamentação, quando ocorre um contato mais íntimo do recém-nascido com o corpo da mãe, e nos primeiros cuidados com a saúde do bebê.

Procedimentos de alta e média complexidade

O profissional de enfermagem neonatal trabalha, principalmente, na Unidade de Tratamento Intensivo ao Recém-Nascido e na Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico, quando auxilia a equipe médica a realizar procedimentos de alta e média complexidade, seja para acompanhar bebês prematuros, seja para cuidar do neonatal com complicações de saúde no período pós-parto.

Avaliação do crescimento de recém-nascidos

Acompanhar o crescimento de um recém-nascido é uma medida indispensável para saber se a saúde do neonatal está bem ou se ele precisará de maior tempo de internação. Por isso, cabe ao profissional de enfermagem acompanhar o bebê, realizando exames físicos para identificar mudanças de peso e de altura após o parto.

Qual é a diferença entre técnico em enfermagem e enfermeiro na área neonatal?

Muitas pessoas fazem esta pergunta: qual é a diferença entre o técnico em enfermagem e o enfermeiro na área neonatal? Para respondê-la, vale entender, inicialmente, que o técnico não está apto a cuidar de casos graves, ou seja, complexos, que acometem recém-nascidos, devendo, nesse caso, ser supervisionado pelo enfermeiro.

O motivo é que a formação de técnico em enfermagem dura, em média, dois anos, nos quais os estudantes têm acesso a uma vasta grade curricular, com disciplinas de anatomia, atendimento humanizado, ética, fisiologia e enfermagem em emergências, por exemplo. Assim, ao final do curso, o profissional recebe um diploma de técnico, equivalente à conclusão do ensino médio.

Já o enfermeiro é capacitado para cuidar de pacientes de alta complexidade em unidades de saúde. Para atuar nessa função, o profissional deve concluir uma graduação, que, em geral, dura cinco anos. Ao longo do curso, os estudantes aprofundam o conhecimento sobre cuidados médicos e hospitalares, além de ampliarem as habilidades com gestão clínica.

Portanto, técnicos e enfermeiros podem assumir postos de trabalho em UTIs pediátricas e neonatais, entre outros espaços, devendo cuidar dos pacientes segundo a orientação e a supervisão da equipe responsável por delimitar as funções de cada profissional da enfermagem no local.

Quais são os desafios profissionais da enfermagem neonatal?

Os profissionais de enfermagem cumprem um papel indispensável na sociedade, e isso se torna ainda mais evidente quando se trata da área neonatal. Contudo, a especialidade dedicada ao cuidado de recém-nascidos requer muito compromisso da equipe para lidar com os inúmeros desafios no ambiente clínico e hospitalar.

Um dos principais desafios associados à área é o fato de os profissionais cuidarem de pacientes que, em muitos casos, apresentam um estado de saúde crítico, sejam eles recém-nascidos, bebês prematuros ou neonatais enfermos.

Além disso, os profissionais da enfermagem neonatal devem ter uma capacidade para se comunicar bem com a família, agindo, principalmente, em situações traumáticas envolvendo o recente laço entre o recém-nascido e a família.

Por outro lado, a enfermagem neonatal, junto a avanços na ciência e o comprometimento de outros profissionais da saúde, é grande responsável pelo aumento da expectativa de vida de prematuros e bebês com comorbidade, ampliando o tratamento e a atenção à saúde desse público.

Por que formação técnica é essencial para sucesso profissional na área?

Para ter sucesso profissional, é preciso investir, antes de tudo, em uma boa formação técnica e científica. E isso se aplica, evidentemente, à enfermagem, área na qual enfermeiros, técnicos e auxiliares têm uma grande missão, ao cuidar do bem-estar das pessoas e ao desenvolver atividades de gestão em clínicas e hospitais, por exemplo.

Nesse sentido, a Escola da Paz, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, é uma referência para quem deseja atuar em enfermagem. A instituição, que está no mercado há mais de 30 anos, oferece curso técnico, qualificação pós-técnica, cursos livres e de extensão, contribuindo para o sucesso de profissionais responsáveis e amplamente capacitados na área.

Neste texto, você entendeu o que é, quais são as funções e que desafios enfrenta hoje o profissional de enfermagem neonatal. No entanto, para ter sucesso na carreira, é essencial investir em uma boa formação técnica e acadêmica, escolhendo uma escola renomada para ampliar o seu conhecimento na área e colocar em prática os saberes aprendidos na sala de aula.

Não espere mais para se tornar um profissional de enfermagem. Entre em contato com a Escola da Paz e saiba como se matricular em um curso técnico na área!

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Neyya
Visitante
Neyya
2 anos atrás

Nossa eu gostei muito dessa profissão,mas tenho medo de n me adaptar os hospital e fazer algo errado q pôde projudicar a vida do bb tipo da banho nos bebês prematuro eu tenho muito medo de algum apartamento desmontar 🥴😐ou ninguém me ajudar a eu incomodar os demais

Neyya
Visitante
Neyya
2 anos atrás
Responder para  Neyya

*Aparelho*

3
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x