É verdade que bebês (neonatal), crianças e adolescentes, que estão com os corpos em desenvolvimento, precisam de cuidados específicos para garantir que cresçam de maneira saudável. Por isso, esse público requer atendimento com profissionais da saúde especializados na área da enfermagem pediátrica, dedicados a restabelecerem a saúde de pacientes com idade inferior a 18 anos.
Pensando nisso, este texto conceitua o que é a enfermagem pediátrica e explica para que serve essa área da saúde. Adiante, o material mostra, também, quais são as competências para atuar com essa especialidade e faz um panorama sobre o mercado de trabalho da enfermagem pediátrica no Brasil. Continue a leitura e descubra outras informações relevantes sobre o assunto!
O que é enfermagem pediátrica?
Inicialmente, é preciso entender que a enfermagem, profissão em alta exercida por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, se caracteriza como uma ciência dedicada a tratar doenças e a cuidar dos pacientes e da comunidade à qual eles pertencem.
Assim, a enfermagem pode ser dividida em subáreas, como a obstetrícia (cuidado de gestantes), a dermatológica (tratamento e prevenção de doenças da pele), a da família (assistência comunitária), a da mulher e, claro, a enfermagem pediátrica.
Nesse sentido, a enfermagem pediátrica se estabelece para promover a saúde de neonatos, crianças e adolescentes, com práticas para manter as pessoas sadias e realizar intervenções para tratar enfermidades nessa faixa etária.
Para que serve a enfermagem pediátrica?
A enfermagem pediátrica é relativamente recente no Brasil, tendo surgido enquanto especialização em 1940, apesar de o primeiro curso de formação nessa área ter sido criado nos anos 1970, em São Paulo. Atualmente, essa especialidade é fundamental para o atendimento de bebês, crianças e adolescentes em unidades hospitalares, com o apoio de pessoal capacitado para cuidar desse público.
Quais são as funções do profissional de enfermagem pediátrica?
Em relação às funções exercidas pelos profissionais da enfermagem pediátrica, cabe destacar que o trabalho depende da formação acadêmica do funcionário, que pode ser enfermeiro, técnico ou auxiliar em enfermagem.
De modo geral, o profissional deve interagir com o paciente e deixar a família consciente sobre os procedimentos realizados com o enfermo na clínica ou no hospital. Também cabe à equipe de enfermagem pediátrica assegurar o atendimento à pessoa enferma, evitando o risco de infecções e complicações hospitalares.
O que é preciso para atuar na área de enfermagem pediátrica?
Você deve estar se perguntando, agora, quais são os requisitos para trabalhar com enfermagem pediátrica. Respondemos a questão com as principais competências que o profissional precisa dominar para conseguir colocação nesse mercado. Confira!
Curso na área
Um requisito básico para atuar na enfermagem pediátrica é ter realizado um curso de enfermagem anteriormente, seja de nível médio (Auxiliar e Técnico em Enfermagem), seja de nível superior (graduação em Enfermagem).
Após a conclusão do curso, o profissional deve optar por uma qualificação ou especialização na área, desenvolvendo os conhecimentos específicos para cuidar de bebês, crianças e adolescentes, garantindo, também, assistência aos familiares dos pacientes. E/ou, também, se qualificar para trabalhos na área.
Habilidade de se comunicar com crianças
O profissional da enfermagem deve ter uma facilidade para se comunicar com as pessoas, uma vez que lida diretamente com os pacientes. No entanto, essa habilidade ganha ainda mais peso para quem trabalha com enfermagem pediátrica, uma vez que a área exige uma comunicação clara e objetiva com os bebês, as crianças e os adolescentes em atendimento.
Conhecimento sobre políticas de saúde da criança
O profissional da enfermagem pediátrica também deve se dedicar, durante a sua formação técnica e ao longo do seu exercício de trabalho, para ampliar o conhecimento sobre políticas que garantem a assistência clínica e hospitalar aos menores de idade. Conhecer de perto os dispositivos legais que asseguram a saúde dos jovens é uma forma de manter a qualidade de atendimento a esse público.
Constante atualização sobre a área
Todas as áreas da saúde passam por transformações ao longo do tempo, porque novas enfermidades são catalogadas, e novos métodos de tratamentos são indicados, por exemplo. E não seria diferente com a enfermagem pediátrica, que requer uma atualização constante dos profissionais, buscando sempre melhorar a qualidade do serviço e oferecer bem-estar para os pacientes.
Como é o mercado de trabalho da enfermagem pediátrica?
A empregabilidade no Brasil para profissionais da enfermagem, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares da enfermagem, está em expansão nos últimos anos, devido à carência que muitos estados do país sofrem no atendimento clínico e hospitalar dos pacientes.
Em relação à enfermagem pediátrica, pode-se afirmar, também, que é uma área promissora, com diversas vagas no Sistema Único de Saúde e na rede hospitalar privada, além de funções em outros espaços, como escolas, nos quais existe a necessidade de um cuidado especial em relação à saúde dos jovens e à assistência à família dos bebês, das crianças e dos adolescentes.
Porém, o salário para profissionais que atuam na enfermagem pediátrica depende de alguns fatores, como o tipo de formação acadêmica e técnica (enfermeiro, técnico ou auxiliar de enfermagem), a experiência comprovada na área e o local onde está realizando as atividades.
O site Vagas, que trabalha com o recrutamento profissional, calcula que o enfermeiro pediatra ganha, em média, R$ 3.440, no Brasil. A companhia não informou a faixa salarial referente a técnicos e auxiliares de enfermagem pediátrica.
Onde fazer um bom curso de enfermagem?
Até aqui, você já sabe que, para atuar na enfermagem pediátrica, é preciso, antes, concluir uma formação de nível médio (técnico) ou superior (graduação). A Escola da Paz, que funciona há mais de 30 anos na Região Metropolitana de Porto Alegre, é uma referência na preparação de profissionais da enfermagem, com curso técnico e qualificações para quem deseja destacar-se no mercado.
Neste conteúdo, você aprendeu o que é e para que serve a enfermagem pediátrica, dedicada ao cuidado de pacientes menores de 18 anos. No entanto, para conseguir atuar nessa área da saúde, é preciso fazer uma especialização em uma escola reconhecida no mercado, desenvolvendo a comunicação com crianças e aprendendo sobre políticas de saúde focadas nesse público.
Quer atuar na área da enfermagem, mas não sabe por onde começar? Entre em contato, agora, com a Escola da Paz e saiba como se matricular em um curso técnico em enfermagem. Ligue para (51) 98144.0633, (51) 3592.9553 e (51) 3590.2851 ou envie um e-mail para atendimento@escoladapaz.com.br!
Foi bastante útil para mim.
Ficamos muito contentes com esse retorno, Manuel! 😊