O período de férias é sinônimo de descanso e diversão, mas o aprendizado não pode ser deixado de lado — ou lá se vão meses de esforço e foco. Isso também não significa que você terá que abrir mão do repouso para continuar se dedicando aos estudos em tempo integral. É possível conciliar os dois: o segredo está no equilíbrio.
Pensando nisso, trouxemos 4 dicas para estudar nas férias de maneira eficiente: sem perder o ritmo e desfrutando dos momentos de lazer. Continue a leitura!
1. Mantenha uma rotina
A rotina é importante para que não se perca a motivação para estudar e, assim, evitar a procrastinação. Por isso, tenha um horário para acordar e para dormir e reserve entre duas e quatro horas por dia para os estudos. Planeje as atividades diárias para que, dessa maneira, você consiga encaixar os momentos de se divertir e estudar!
Além disso, evite uma rotina muito pesada. Afinal, os horários de descanso e aprendizado são igualmente importantes. Comprometa-se à dedicação aos livros sempre no mesmo horário, de segunda a sexta-feira. Se você estudar logo após o café da manhã, por exemplo, terá o resto do dia livre!
2. Delimite com sabedoria o conteúdo a ser estudado
Durante as férias, você poderá optar por adiantar as leituras futuras, revisar o conteúdo passado ou focar em assuntos que sempre teve dificuldade — ou fazer os três! A palavra de ordem aqui é priorização. Se sente que há alguns temas que você não lembra ou nunca entendeu muito bem, comece por eles.
Em seguida, dedique-se a antecipar as leituras do próximo semestre e feche o período de férias com a revisão. Assim, você iniciará o próximo semestre afiado! Vale avaliar quais são as suas prioridades nos estudos para decidir por onde começar.
3. Combine lazer e aprendizado
Seu momento de estudo não precisa, necessariamente, estar atrelado ao sentimento de obrigação. Una o útil ao agradável fazendo atividades prazerosas que também lhe forneçam uma boa dose de conhecimento. Estas são algumas maneiras de fazer isso:
- visite museus ou exposições. Fique atento à programação cultural da sua cidade e aprenda sem estar enterrado nos livros!
- leia artigos de blogs pertinentes para sua área — são leituras leves, rápidas e trazem muitas informações interessantes.
- veja séries e documentários que tratem de assuntos significativos para seu campo de estudo.
4. Programe seu tempo livre e aproveite-o sem culpa!
Você já se comprometeu a uma rotina, com tempo para estudo e lazer, certo? O importante agora é não se deixar preterir os momentos de lazer pelo aprendizado. Portanto, sempre que você pensar que deveria estudar enquanto sai com amigos ou família, deixe de lado esses pensamentos e foque na sua diversão!
Uma estratégia interessante é deixar os finais de semana completamente livres. Assim, você não se sentirá culpado por não se dedicar aos estudos e nem sentirá que não teve férias. Lembre-se de que não deixar tempo para descanso e lazer pode acabar deixando-o exausto e desmotivado para o próximo semestre, em vez de otimizar o aprendizado.