fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

Homens na enfermagem: como ter sucesso na profissão?

Toda pessoa que deseja ter sucesso profissional deve ser esforçar e mostrar que é competente nas funções que exerce — e isso acontece da mesma maneira com os homens na enfermagem. Apesar de a maioria na área ser feminina, eles não devem ter receio de trabalhar com sua vocação.

Para saber como deixar de lado os possíveis estigmas em relação ao homem ser técnico em enfermagem e aprender sobre as habilidades que precisa ter, preparamos este texto. Continue a leitura para entender tudo sobre o assunto!

Os profissionais de técnico em enfermagem

No decorrer da História sempre existiram mais mulheres do que homens na enfermagem. O motivo era que a imagem da mulher representava a figura materna, por ter a função de cuidar dos filhos.

No Brasil, a inserção de homens na profissão só aconteceu com a criação dos hospitais psiquiátricos, por associarem ao homem a força necessária para conter os pacientes. Foi a partir de 1905 que o país teve sua primeira escola de formação que aceitava homens.

No entanto, somente nos anos de 1990 que o contingente de homens entrou de vez no cenário. Atualmente, mesmo que ainda com representatividade tímida (cerca de 15% da área é composta pelo sexo masculino), já é possível constatar o crescente número de homens na profissão.

Principais habilidades de um técnico em enfermagem

Para que realizem um trabalho bem-feito e sejam profissionais de sucesso, técnicos em enfermagem, independentemente do gênero, precisam demonstrar certas habilidades, como as destacadas abaixo:

Ter comprometimento com os pacientes

Por ser o profissional mais próximo do paciente, sua ligação com o familiar e o médico é de suma importância para o tratamento. Para isso o técnico em enfermagem deve ter responsabilidade e seriedade em sua rotina de trabalho.

Ser um profissional empático

Lidar diariamente com pessoas em situações de enfermidade, requer do técnico em enfermagem um sentimento de empatia. Saber colocar-se no lugar do outro e compreender as necessidades do paciente é fundamental para ter uma carreira de sucesso.

Saber trabalhar em equipe

A equipe de trabalho envolve diferentes pessoas, cada uma com suas próprias características pessoais. Para ser um bom profissional, é essencial respeitar e saber lidar com cada colega, ser humilde para aprender como os mais experientes e ser cuidadoso para tratar os iniciantes.

Aprender a lidar com as emoções

Esta é uma tarefa das mais complexas para os profissionais da saúde. No caso do técnico em enfermagem, é necessário aprender a lidar com os sentimentos para transmitir segurança e conforto aos pacientes e familiares. E é apenas com experiência, vontade de aprender e o cuidado com a própria saúde mental que o profissional consegue adquirir essa habilidade.

Por fim, vale ressaltar ainda que, em algumas áreas de atuação, os homens na enfermagem são requisitados e priorizados — como é o caso de trabalhos mais pesados, como o transporte de enfermos e o assessoramento aos pacientes masculinos.

Agora que já conferiu como os homens na enfermagem podem ter sucesso na profissão, compartilhe esse post em suas redes sociais. Certamente seus amigos gostarão de aprender sobre o assunto. Até a próxima!

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
5 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
LEANDRO
Visitante
LEANDRO
3 anos atrás

Pra quem tem problema de audição, pode fazer o curso técnico de enfermagem?

Lucas
Visitante
Lucas
1 ano atrás

Perdi a falange distal do dedo indicador da mão esquerda, posso ser enfermeiro?

Luiggi
Visitante
Luiggi
1 mês atrás
Responder para  Lucas

Olá Lucas! Tudo bem! Me chamo Luiggi Fraga, tenho 21 anos e atualmente trabalho no Hospital CDOP, aqui no Paraná. Achei sua duvida interessante, pois temos um técnico aqui que perdeu a sensibilidade da Falange Distal da mão esquerda também! Por mais que seja perda da sensibilidade e não da Falange em si, ele trabalha com muita qualidade pode puncionar pacientes, faz tudo! Não tenha medo de seguir em busca do seu desejo! Pra cima!

Last edited 1 mês atrás by Luiggi
Luiggi
Visitante
Luiggi
1 mês atrás
Responder para  Lucas

Olá Lucas! Tudo bem! Me chamo Luiggi Fraga, tenho 21 anos e atualmente trabalho no Hospital CDOP, aqui no Paraná. Achei sua duvida interessante, pois temos um técnico aqui que perdeu a sensibilidade da Falange Distal da mão esquerda também! Por mais que seja perda da sensibilidade e não da Falange em si, ele trabalha com muita qualidade, pode puncionar pacientes, faz tudo! Não tenha medo de seguir em busca do seu desejo! Pra cima!

5
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x