Procurar por um serviço de saúde pode representar a prevenção, o tratamento agudo ou o acompanhamento clínico de um paciente. Seja a longo prazo, seja a curto prazo, figura como uma situação de fragilidade daquele indivíduo.
Com o propósito de melhorar a experiência daquela pessoa, é ideal que os profissionais envolvidos com a assistência em saúde estejam preparados para o atendimento, não apenas pelo lado técnico, mas principalmente humano.
Pensando nisso, vamos abordar neste texto algumas dicas para implementar a humanização na enfermagem, as quais melhoram a relação com o paciente e proporcionam uma assistência digna ao próximo. Confira!
Não generalize o cuidado
Quando se trata da área da saúde, não se pode negar a existência de tratamentos e protocolos preestabelecidos, os quais guiam as condutas a serem realizadas com o paciente. Porém, cada indivíduo é único, tendo suas especificidades, suas vivências e sua própria realidade. É preciso reconhecer cada um desses detalhes ao auxiliá-lo em seu tratamento.
Acompanhe o paciente em sua jornada
Ainda pensando na jornada, é fundamental que a equipe ofereça assistência em todos os momentos dela, não apenas em horários de medicamentos, por exemplo. Desde o agendamento da consulta até os momentos após sua realização, cabe aos colaboradores da instituição prestar todo apoio necessário para melhorar a experiência do paciente.
Converse olhando nos olhos
Um simples gesto capaz de humanizar o atendimento figura como olhar nos olhos do paciente. Na correria do dia a dia, há a tendência de deixar a assistência no modo automático, sem prestar atenção no indivíduo, apenas em seu relato associado à doença. Portanto, ao conversar com o paciente, esqueça o prontuário por alguns instantes e olhe nos olhos do ser humano à sua frente.
Escute o que o paciente tem a dizer
Não basta apenas olhar nos olhos do paciente para melhorar a conversa com ele. É preciso, principalmente, ouvir o que ele tem a dizer. Essa escuta é muito importante para conhecê-lo e entendê-lo, podendo impactar até mesmo nas condutas. Mesmo que as informações não sejam diretamente relacionadas com o quadro clínico, é fundamental para o profissional da saúde manter uma boa relação com o indivíduo.
Invista no ambiente físico
Vale reforçar que não é apenas o colaborador que assegura o tratamento humanizado, mas também o ambiente físico da clínica ou do hospital. Limpeza, organização, acessibilidade e decoração são aspectos fundamentais para humanizar a assistência. Mesmo que não seja de responsabilidade exclusiva da enfermagem, é ideal que todos os colaboradores se mobilizem para melhorar tal âmbito.
Mantenha valores pessoais para humanização na enfermagem
Mesmo que às vezes fuja da área de trabalho da enfermagem, a humanização pode ser assegurada por meio de valores carregados consigo mesmo, sem exigir investimentos ou maiores mobilizações, ou seja, por meio da:
- empatia, colocando-se no lugar do outro;
- respeito, sem julgamentos pessoais;
- e cordialidade, com um simples cumprimento ou um sorriso.
Dessa forma, concluímos que para aprimorar a humanização na enfermagem não são necessários dispendiosos recursos financeiros ou longos cursos de capacitação. O profissional deve manter em suas condutas tais valores e buscar aprimorar cada vez mais seu olhar para o paciente, melhorando a experiência dele, bem como a qualidade de vida.
Gostou do nosso artigo? Que tal saber agora quais são as oportunidades de atuação para um técnico em enfermagem? Leia nosso post sobre o assunto!
Muito importante essa matéria para os profissionais de saúde se conscientizarem e aplicar um atendimento justo, que o paciente merece toda atenção. A palavra Humanização me emociona e eu sempre coloco em prática pensando sempre em fazer com o próximo o que eu gostaria que fizessem comigo.
Que lindo Denize! Exatamente esse é o propósito. 💙🩺😍👩🏽⚕️
muito bom mesmo