O que é Junho Vermelho e qual sua importância? Entenda!

Não há dúvidas sobre a importância da doação de sangue como ato para salvar vidas. No entanto, em época de temperaturas mais baixas, é comum que ocorra uma baixa no volume de doações, tendo em vista vários fatores, como período de férias e aumento de casos de doenças respiratórias, por exemplo.

Como forma de sensibilizar e incentivar o espírito solidário da população, foi criada a Campanha Junho Vermelho, a qual também é comemorada em 14 de junho o Dia Mundial do Doador de Sangue, data definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Pensando na relevância desse ato solidário, elaboramos este artigo para apresentar algumas informações relevantes sobre o tema. Confira!

Qual é a importância da campanha Junho Vermelho?

A campanha Junho Vermelho tem como finalidade incentivar as pessoas a serem mais solidárias quando o assunto é a doação de sangue, conscientizando que se trata de uma atitude que pode salvar muitas vidas.

O mês de junho foi escolhido por se tratar de um período de maior escassez nos estoque de bancos de sangue do Brasil, seja pela proximidade das férias escolares, quando muitas famílias viajam, seja pelas quedas de temperaturas, fazendo com que as pessoas saiam menos de casa, seja pelo aumento dos casos de infecções respiratórias, entre outros motivos.

Sendo assim, as entidades da saúde procuram envolver todos, buscando não só elevar a quantidade de doações nesses meses mais frios, como intensificar a cultura desse ato em todo país, para ocorrer durante todo o ano.

Como realizar uma doação de sangue?

É importante ressaltar que a doação de sangue não gera nenhum prejuízo para a saúde do doador, já que é totalmente segura, não causa dor, leva em média 40 minutos, e a quantidade de sangue doada é reposta naturalmente pelo corpo em até 24 horas depois do processo. Para doar, você deve cumprir os seguintes requisitos:

• ter entre 16 e 69 anos (menores de idade somente com autorização do responsável);
  • pesar 50 quilos, no mínimo;
  • evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação;
  • não fumar até 2h antes e 2h depois da doação;
  • dormir bem nas últimas 24 horas, entre 6 a 8 horas na noite;
  • apresentar documento de identificação com foto.

Existem alguns aspectos temporários que podem impedir que você faça a doação de sangue, por exemplo:

• resfriado, gripe e febre, sendo necessário esperar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;
  • gravidez;
  • amamentação – até 12 meses pós-parto;
  • consumo de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
  • tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses;
  • histerectomia, colectomia, colecistectomia, nefrectomia, redução de fraturas, entre outros – período de 6 meses;
  • amigdalectomia, apendicite e hérnia – 3 meses;
  • vacinação – o tempo vai depender do tipo de vacina;
  • transfusão de sangue – 1 ano
  • exposição ao risco de infecções sexualmente transmissíveis – aguardar 12 meses.

Além disso, existem alguns casos que são fatores impeditivos para a doação de sangue, como:

• evidências laboratoriais ou clínicas de doenças transmissíveis pelo sangue, por exemplo, AIDS (vírus HIV), hepatites B e C, doença de Chagas, enfermidades associadas aos vírus HTLV I e II;
  • ter sofrido um quadro de hepatite depois dos 11 anos de idade;
  • uso de drogas ilícitas injetáveis.

Tipos Sanguíneos para doação

Veja seu tipo sanguíneo, para quem pode doar e de quem pode receber:

• ( A+) doa para A+ AB+ e recebe de A+, A-, O+, O-
  • (B+) doa para B+, AB+ e recebe de B+, B-, O+, O-
  • (AB+) doa para AB+ e recebe de TODOS
  • (A-) doa para A+, A-, AB+, AB- e recebe de A-, O-
  • (B-) doa para B-, B+, AB-, AB+ e recebe de B-, O-
  • (AB-) doa para AB+, AB- e recebe de AB-, A-, B-, O-
  • (O+) doa para A+, B+, AB+, O+ e recebe de O+, O-
  • (O-) doa para TODOS e recebe de O-

Agora que você já sabe a importância da campanha Junho Vermelho, caso se enquadre nos requisitos apresentados, que tal se tornar um doador e incentivar outras pessoas a também participarem desse ato de amor e ajudar a salvar vidas?

Achou este conteúdo interessante? Aproveite para compartilhar em suas redes sociais Facebook, Instagram e LinkeDIn para que seus contatos estejam cientes da importância da doação de sangue.