O Outubro Rosa é o mês de conscientização e combate do câncer de mama.
No Brasil, estimativas do Inca (Instituto Nacional de Câncer), indicam que a doença será responsável por 52.680 novos casos até o fim do ano.
O movimento que dura o mês inteiro busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele.
Um pouco de história
O movimento “Outubro Rosa” começou na última década do século XX nos Estados Unidos e ganhou esse nome, em função do laço cor-de-rosa lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes 1ª Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990. E desde então, a corrida é promovida anualmente na cidade.
De lá para cá, a popularidade do “Outubro Rosa” vem alcançando o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa.
No Brasil, a primeira iniciativa em relação ao movimento aconteceu em 2002, e o primeiro iluminado de rosa foi o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera na cidade de São Paulo.
Cada vez mais, entidades brasileiras relacionadas ao câncer mama, empresas e demais simpatizantes à esta causa, se unem e iluminam monumentos, igrejas e prédios em suas respectivas cidades neste mês de Outubro da cor rosa.
Fonte: R7 e Amucc – Associação Brasileira dos Portadores de Câncer.
É muito gratificante quando as pessoas abraçam uma causa. Aqui na Escola temos muitos “abraçadores”, entre a nossa história, já tivemos muitas turmas do Técnico de Enfermagem, como as turmas 28C, 29C e 28A motivadas pela Professora Enfermeira Simone Souza a vestir essa causa! Assim, como todos os anos novas turmas são inspiradas na causa pelos nossos professores.
Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.