Se você está ingressando ou pensando em começar o curso de técnico em enfermagem, provavelmente já se perguntou sobre a necessidade de inscrição em algum Conselho depois da conclusão dele, além do que é preciso para que isso ocorra.
Foi pensando nisso que resolvemos elaborar este artigo explicando como funciona o registro de técnico em enfermagem e todas as vantagens que o profissional terá ao obtê-lo. Ficou interessado? Então continue a leitura e obtenha todas as informações a respeito!
O que é o registro de técnico em enfermagem?
O registro de técnico em enfermagem é um número que permite aos agentes fiscalizadores verificarem se o profissional é regularizado e habilitado para exercer a profissão. Esse número é disponibilizado pelo Conselho Regional de Enfermagem (COREN), sendo diferente em cada estado do território brasileiro. Entenda mais sobre esse Conselho a seguir.
Qual é a diferença entre COREN e COFEN?
A sigla COFEN refere-se ao Conselho Federal de Enfermagem, cuja responsabilidade está em regulamentar e fiscalizar o exercício do ofício profissional da enfermagem, seja auxiliar, seja técnico ou bacharel.
Já o COREN, como dito anteriormente, é o Conselho Regional de Enfermagem, que tem o objetivo de emitir o número de inscrição do profissional. Ele pode, igualmente, cancelar a inscrição, caso haja alguma conduta do profissional que fira o código de regulamentos especificado pelo COFEN.
Quais são os profissionais que precisam ter um registro no COREN?
Os bacharéis em enfermagem, bem como os técnicos e auxiliares que têm diploma, necessitam, perante a lei, de um registro no COREN. A falta dele configura como exercício ilegal da profissão, e o profissional responderá judicialmente por isso.
Caso haja alteração no quadro (como os auxiliares que fizeram cursos de aproveitamento para passarem a técnicos ou os técnicos para graduação de enfermeiros), essa mudança deve ser comunicada ao COREN, para que o registro seja alterado.
O que é preciso para solicitar o registro?
Assim que o tão sonhado diploma estiver em mãos, o técnico deverá apresentar ao COREN de sua região os seguintes documentos:
- carteira de identidade civil — são aceitos RG, CNH, carteira militar, passaporte, cédula de identidade de estrangeiro e carteira de identidade de órgãos de fiscalização profissional;
- comprovante de residência — são aceitas contas fixas com CEP dos últimos 6 meses;
- diploma do curso (técnico em enfermagem, auxiliar ou bacharel) ou a declaração de conclusão de curso (inscrição temporária);
- documento de cadastro de pessoa física (CPF);
- certidão de casamento ou certidão de divórcio;
- histórico escolar do curso original.
Importante: alguns CORENs, como o do Rio Grande do Sul, permitem uma inscrição definitiva temporária na ausência de diploma ou certificado, desde que ele apresente, junto com os documentos citados acima, o atestado de conclusão e o histórico de conclusão do curso.
Como visto, obter o registro de técnico em enfermagem é imprescindível para o profissional poder atuar em qualquer organização de saúde, devendo, além da apresentação dos documentos mencionados, efetuar o pagamento para manter em dia a inscrição no COREN correspondente.
Gostou do artigo? Aproveite e deixe uma sugestão ou comentário aqui! Nós vamos adorar saber sua opinião!
Gostei muito
Oba! Ficamos muito felizes em saber, Erenilda. 💙
Que bom que gostou Erenilda. 🙏
Temos outros conteúdos tão bons quanto este no nosso blog, fique a vontade para retornar ou assinar a nossa newsletter. 💙
gostaria de saber se a CETESB em senhor do bonfim é reconhecida pelo MEC quero muito fazer técnico em enfermagem
Annj, procure o cadastro da Escola no Conselho Estadual de Educação do seu estado, se for técnico. Se for graduação, no portal no MEC conseguirá ver o registro da instituição.
Boa noite
Eu já concluir meu curso técnico em enfermagem a 20 anos , e nunca dei e entrada no meu COREN
Eu consigo dar entrada no meu COREN ,eu consigo dar d entrada pela primeira vez?
Pátria, o seu diploma não tem validade. Então com os documentos exigidos pelo Conselho Regional de Enfermagem, você pode dar entrada pela primeira vez. Informe-se junto com COREN da sua região, eles poderão lhe dar mais orientações quanto ao registro profissional. Sucesso para você! 💙
Olá como vc conseguiu realizar sua inscrição?
Ótimo amei
Gostaria de sabe, só formada como técnica de enfermagem, mais fiz meu curso no outro estado e cancelei minha carteira, qual é o processo para reativar novamente minha carteira?
É preciso fazer alguma prova pra ter a carteirinha de técnico de enfermagem?
Trabalho sou do coren. E nos tenho direito ao pis . Pode me responder porque . Se pago em dia o coren
Olá Maria, tudo bem?
Não entendi muito bem, você trabalha no Coren ou é afiliada ao Coren?
O abono salarial (PIS) é pago aos brasileiros que trabalharam por pelo menos 30 dias com carteira assinada no ano-base em questão. Esse repasse é feito pelo Governo e não pelo Coren.
O Coren é o conselho que fiscaliza a Enfermagem e para exercer sua profissão você precisa ter registro ativo.
Você pode conferir se tem direito ao PIS no site oficial https://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/pis/Paginas/default.aspx
Maiores dúvidas você pode contatar o SAC ou ouvidoria da Caixa Econômica Federal ou consultar um advogado e/ou contador.
Se eu fizer a inscrição do Coren pela internet,e pagar o boleto ,o número do registro sai assim que eu pagar ?
Olá Edicleia.
Aqui no Rio Grande do Sul a inscrição acontece de forma presencial. Pela internet (online) é possível apenas fazer o agendamento de horário para atendimento.
O prazo para validação e entrega da carteirinha é a partir de 10 dias úteis na Sede e a partir 20 dias úteis nas subseções do Coren. O protocolo de atendimento não habilita o exercício profissional.
Aconselhamos a entrar em contato diretamente com o Coren da sua região para validar as informações.
Eu fiz meu curso mais Nao recebi minha carteira
A carteira vc entra no site do corem e faz a inscrição manda documento que eles pedem depois é só ir presencial e concluir com foto digital e doc
Gostaria de saber sobre a prova que é feita para técnico de enfermagem quando já se atua na área ou possue 2 anos de experiência como auxiliar de enfermagem.
Boa tarde, Janaina!
Aqui na nossa escola você pode fazer Aproveitamento de Estudos do teu curso de Auxiliar de Enfermagem.
Ou seja, terás que cursar as disciplinas teóricas que não eram contempladas no teu currículo + estágio curricular obrigatório.
É possível, também, aproveitar tempo de trabalho após análise da coordenação de curso. Mas não aplicamos prova de proficiência.
Um abraço!
Então tem umas informações na internet de técnico por categoria por 2 anos paga faz uma prova , só não sei a veracidade
Boa noite eu fiz um curso para ser socorrista, minha dúvida é se quando eu for ir no Coren fazer minha inscrição é que eu posso ganhar uma taxa seja para enfermeira ou TEC de enfermagem ou auxiliar tenho esse curso pagando essa taxa posso exercer a profissão?
Olá Fernanda!
Aqui no Estado do Rio Grande do Sul para fazer inscrição no COREN/RS como Enfermeiro(a) é necessário cursar graduação (faculdade) de Enfermagem.
Para inscrição de Técnico(a) em Enfermagem é necessário realizar o curso técnico de nível médio. Somente após a conclusão dos cursos citados é possível exercer a profissão.
Esperamos ter esclarecido tua dúvidas!
Um abraço! 😊
Olá, fiz meu curso tec em enfermagem no Pará e não tirei minha carteira de coren .. atualmente estou em Goiânia.. onde eu tiro meu corem?
Olá Andressa!
Você deve ter registro ativo no Coren do Estado em for atuar como profissional de enfermagem.
No seu caso, em Goiânia, onde está residindo.
Olá gostaria de saber se o ensino híbrido para bacharel em enfermagem o coren reconhece, sou do Maranhão .
Olá Juliana! 😄
Nossa escola está localizada no Estado do Rio Grande do Sul.
Aconselhamos você a se informar junto ao Coren-MA.
Um abraço!
Muito bm saber dessa informação, e importante para mim,estou endereçada em fazer técnico de enfermagem, obrigada pela explicação.
Ficamos muito contentes por tu teres gostado do material, Nelma!
Agradecemos teu feedback! 😃
Foi de grande aproveito
Ficamos muito contentes por tu teres gostado do material, Alessandra!
Agradecemos teu feedback! 😃
Adelia. Parabéns.
Ficamos muito contentes por tu teres gostado do conteúdo, Adelia!
Agradecemos teu feedback! 😃
Gostaria de saber se técnico de enfermagem tem que fazer inscrição também no cofen. Pois fui questionada no meu trabalho que não estou escrita no cofen. Me tire está dúvida por favor.? Urgente!!
Olá Silvia! 🙂
Aqui no Estado do Rio Grande do Sul o Técnico em Enfermagem deve proceder a inscrição no Conselho Regional de Enfermagem – COREN/RS que irá informar o Cofen (Conselho Federal de Enfermagem) o registro profissional.
Olá boa noite, como faço p realizar minha primeira inscrição no corem , consigo realizar online ?
Olá Angélica!
No Coren/RS a inscrição é presencial e você deve agendar o atendimento pelo site do Conselho: https://www.portalcoren-rs.gov.br
Eu fiz auxiliar e o técnico tenho os dois diplomas,posso da entrada no Coren somente.do técnico ou é necessário
o auxiliar e.depoisno técnico???
Olá Rita!
Aqui no Rio Grande do Sul você deve ter o registro para o cargo que irá atuar.
Se fores atuar como Auxiliar de Enfermagem no seu emprego, deve ter o registro para esse ofício.
O mesmo ocorre se fores atuar como Técnica em Enfermagem.
Se fores atuar como ambos, terá que ter os dois registros no Coren.
O Coren e aceito para quem faz o curso EAD de 1 ano e meio ?
Olá Nataly! 🙂
Em qual Estado você mora?
Aqui no Rio Grande do Sul não são autorizados cursos EAD na área da saúde.
Tu terias que te informar junto co Conselho do Estado em moras.
Boa noite! Quem tem o curso de auxiliar e o mesmo é registrado mais nunca exerceu a profissão e nunca pagou, pode da entrada no TEC. De enfermagem?
Olá Luciane! 🙂
Aconselhamos você a entrar em contato com o Conselho de Enfermagem da sua região para sanar essa dúvida, pois ela é específica ao seu caso, particular.
Sou técnica de enfermagem, fui contratada e assinaram minha carteira como auxiliar de enfermagem, a experiencia vai valer pra tecnico?
Olá, eu sou técnica de enfermagem, se assinarem minha carteira como auxiliar de enfermagem, essa experiência vale pra um cargo de técnico em enfermagem?