fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

Qual a importância da resiliência na enfermagem? Entenda!

Uma das coisas que vem sendo mais questionadas, principalmente nos últimos anos, é como os profissionais da saúde conseguem lidar com as situações mais adversas sem se abalarem. O nome dessa capacidade de não se deixar afetar independentemente do que aconteça é resiliência.

Vamos aprender um pouco mais sobre como funciona a resiliência na enfermagem? Continue conosco e veja o que você precisa saber a respeito dessa capacidade.

O que é resiliência?

Resiliência é a capacidade que uma pessoa tem de não se deixar afetar com os acontecimentos mais adversos. Por exemplo, um enfermeiro que está cuidando de um paciente em estado terminal, mesmo sabendo que este não sobreviverá, consegue se manter firme diante da situação e seguir com seu trabalho da forma mais profissional possível.

Não só na enfermagem, como em toda a área da saúde, é de extrema importância que os profissionais desenvolvam essa capacidade e as transformem em habilidade. Afinal, em algum momento, todo profissional da saúde terá que lidar com alguma situação que vai exigir resiliência para continuar desempenhando suas atividades.

Por isso, trata-se de uma das principais características que você precisa ter se quiser seguir carreira na área — sobretudo no atendimento a pacientes em estados mais críticos, como na enfermagem em UTI.


Qual a importância da resiliência na enfermagem?

O enfermeiro e o técnico em enfermagem, na maioria das vezes, são os profissionais que ficam mais próximos do paciente, o que os deixa mais expostos ao apego emocional. E isso não é errado! Pelo contrário: a profissão exige que você cuide de seus pacientes com o maior zelo possível e que dê o seu melhor por eles.

Porém, mesmo tendo esse apego e por pior que seja a situação, o profissional precisa se segurar. Para isso, ele deve desenvolver a resiliência e a inteligência emocional. Ele só vai conseguir exercer seu trabalho com maestria a partir disso. A tarefa não é fácil, mas, com certeza, é muito necessária.

Como desenvolver a resiliência?

Com o tempo e os anos de profissão, essa resiliência vai se tornando aos poucos e naturalmente algo mais claro para o profissional. No entanto, um meio mais fácil de criar e de trabalhar essa capacidade é passar por acompanhamento psicológico frequente.

Além disso, é importante lembrar que cada paciente é diferente um do outro e que o profissional deve sempre dar o seu melhor independentemente do quadro apresentado. Tendo isso em mente, é uma forma de ser resiliente e desenvolver essa habilidade.

Também vale ressaltar que exercer a profissão de enfermagem exige a entrega completa do profissional para que ele seja sempre o melhor de si em qualquer situação.

Para finalizar, percebemos que a resiliência é algo que todos os profissionais da área da saúde devem trabalhar. Afinal, sem ela, a atuação pode ser comprometida. Portanto, ter resiliência na enfermagem é de extrema importância para que o profissional entregue tudo de si e consiga alcançar o sucesso na carreira.

Gostou do nosso conteúdo? Siga nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo sobre enfermagem! Estamos no InstagramFacebook, e no LinkedIn.

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x