O termo Agosto Dourado refere-se na verdade ao nome dado a campanha que incentiva o aleitamento materno no mundo. A campanha foi criada nos Estados Unidos, em iniciativa conjunta da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no ano de 1991. O foco do encontro, inicialmente, era promover a Declaração de Innocenti (ação voltada à amamentação). No ano seguinte, em 1992, decidiu-se que passaria a ser dedicada uma semana à campanha de amamentação. Desde então, esta semana ficou conhecida conhecida pelo nome de Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) e acontece em diversos países do mundo, no período de 1 a 7 de agosto.
Dourado, por quê?
O leite materno é o melhor e mais saudável alimento, considerado ouro, para a saúde dos recém-nascidos. Vale destacar que de acordo com orientações da OMS, o ideal é que até os seis meses de idade os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno. Entretanto, o Unicef informa que a cada 10 bebês, no mundo, apenas 4 têm a alimentação exclusiva do leite materno. Por isso, a campanha criada lá nos anos 90 continua sendo tão atual e necessária.
A campanha ocorre no Brasil?
Sim. O Brasil aderiu em 1999 e desde então, anualmente, realiza a campanha do Agosto Dourado com a coordenação do Ministério da Saúde. Para ampliar o alcance e reforçar a importância sobre o assunto, no de ano de 2017, foi sancionada a Lei de nº 13.435, que estipula no calendário oficial do país no mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno. Com a medida, espaços públicos são iluminados com a cor dourada durante o mês e também ocorrem encontros, palestras e eventos para disseminar o tema pelo país.
Um dos objetivos da campanha é conscientizar as pessoas sobre a importância da amamentação e que ela deve ocorrer em livre demanda. Ou seja, as mães não devem ser censuradas ou constrangidas por amamentarem seus filhos em público. As campanhas como o Agosto Dourado— cuja intenção é tratar da amamentação como uma etapa comum na vida das pessoas—, são justamente, para que as mães se sintam cada vez mais encorajadas e confortáveis no ato de amamentarem seus filhos.
Além de desmistificar e incentivar a amamentação, a campanha visa promover também a doação de leite materno aos bancos de leite. Estudos mostram que o leite materno é extremamente eficaz na prevenção doenças, sendo essencial na alimentação dos recém-nascidos, especialmente, os prematuros. E, claro, reforçam o vínculo entre mãe e filho tornando-se um momento especial de carinho trazendo consequência positivas para a relação no futuro.
Qual tema do Agosto Dourado de 2020?
De acordo com a Rede Global de Bancos de Leite Humano, da Fiocruz, o tema deste ano é:
“Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável, se concentra no impacto da alimentação infantil no meio ambiente / mudança climática e no imperativo de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno para a saúde do planeta e de seu povo. O tema está alinhado com a área temática 3 da SMAM-ODS 2030, o qual alinha as campanhas em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, e que destaca os vínculos entre a amamentação e o meio ambiente / mudança climática”.
Em função da pandemia da COVID-19 a Semana da Amamentação sofreu algumas alterações em seu formato. Os eventos para celebrar a data serão realizados on-line, para atender às normas de distanciamento social da Organização Mundial da Saúde (OMS). Neste link, você pode conferir a programação. Além do site da Fiocruz, a Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN) e o Ministério da Saúde estão disponibilizando materiais sobre o assunto em seus sites e também opções para apoiar a campanha.