Não há dúvidas de que os profissionais da enfermagem, sejam enfermeiros, sejam auxiliares ou técnicos em enfermagem, são essenciais para o cuidado e a assistência a pacientes no ambiente hospitalar. Entretanto, o que muita gente não conhece é como funciona a Sistematização da Assistência de Enfermagem — metodologia sobre a qual trata este artigo.
Por aqui, você entende qual é o passo a passo para a realização da Sistematização da Assistência de Enfermagem (coleta de dados, diagnóstico, planejamento, implementação e evolução) e descobre que benefícios estão associados a esse mecanismo científico, como a redução de falhas, o melhor acompanhamento do enfermo e a maior segurança nos processos dessa área da saúde.
Boa leitura!
Afinal, o que é Sistematização da Assistência de Enfermagem?
A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é uma metodologia científica com o objetivo de organizar a prática profissional de enfermeiros, técnicos e auxiliares em enfermagem, proporcionando maior planejamento e sistematização de ações no socorro ao paciente internado.
Nesse sentido, o instrumento científico é dividido em cinco etapas, que fornecem as evidências necessárias para a tomada de decisão clínica da equipe de enfermagem. Assim, o profissional estabelece uma priorização de atendimento com base em critérios racionais, melhorando a gestão de tempo no ambiente hospitalar sem impactar a qualidade do cuidado prestado aos pacientes.
O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que estabelece o código de ética da profissão, considera o mecanismo da SAE — também chamada de Processo de Enfermagem — uma atividade privativa do enfermeiro. Isso significa que é um modelo que deve ser aplicado apenas pelos profissionais dessa carreira, oferecendo subsídios para identificação do estado de saúde do paciente e das ações de assistência de enfermagem.
Quando surgiu a Sistematização da Assistência de Enfermagem no Brasil?
Até aqui, você viu o que é a Sistematização da Assistência de Enfermagem, mas a dúvida é quando esse método passou a ser utilizado no Brasil, certo? Essa atividade privativa do enfermeiro foi inicialmente aplicada nos cursos de enfermagem do país nos anos 1920 e 1930.
Contudo, a SAE passou a ser aplicada aos serviços de enfermagem brasileiros apenas na década de 1970, com influência da professora Wanda de Aguiar Horta, uma enfermeira famosa por introduzir os conceitos de Processo de Enfermagem nos cursos de formação em saúde no Brasil.
Por que profissionais da enfermagem devem realizar a SAE?
A principal função da SAE é colaborar com a organização, análise e interpretação de dados clínicos, o que reflete na redução de complicações que possam acometer o paciente internado, melhorando a adaptação da pessoa ao tratamento e, consequentemente, acelerando a recuperação do enfermo.
Dessa maneira, a Sistematização da Assistência da Enfermagem contribui com o reconhecimento da identidade dos profissionais da enfermagem, que passam a contar com um rigoroso paradigma, direcionamento que deve ser seguido pela equipe para manter o bem-estar e a segurança dos pacientes.
Quais são as etapas de realização da SAE?
A Sistematização da Assistência de Enfermagem estabelece um passo a passo para os profissionais da enfermagem, mas que etapas são essas? Confira!
Coleta de dados
A primeira etapa da SAE consiste na coleta de dados, concedidos pelo próprio paciente ou por acompanhantes, que ajudam a definir a assistência da equipe de enfermagem. Nesse momento, informações sobre o histórico de doenças, possíveis alergias e até questões psicossociais do enfermo são repassadas aos profissionais.
Diagnóstico
Após a coleta de informações básicas sobre o paciente, a equipe de enfermagem deve prosseguir com o diagnóstico, processo em que os dados são agrupados para basear uma tomada de decisão sobre o quadro clínico.
Nessa etapa, usam-se referências bibliográficas para definir as causas e as ações de intervenção, a fim de oferecer o melhor tratamento ao interno. O diagnóstico deve incluir, também, um plano assistencial, devendo as decisões ser registradas no prontuário do paciente.
Planejamento
O planejamento de enfermagem, baseado na prévia coleta de dados e no diagnóstico descrito para o caso, deve determinar que resultados são esperados e que ações precisam ser tomadas pelos profissionais para alcançar a meta. Igualmente, as informações devem constar no prontuário do paciente, registrando, por exemplo, ações executadas e atualizações sobre o tratamento clínico-hospitalar.
Implementação
A etapa de implementação consiste na realização das ações determinadas pelo planejamento de enfermagem. Aqui, entram tanto a administração de medicamento quanto o auxílio com cuidados pessoais, a análise de sinais vitais, entre outras intervenções.
Evolução
Por fim, a SAE determina a etapa de avaliação ou evolução de enfermagem, na qual os profissionais registram no prontuário do paciente se as ações tomadas pela equipe conseguiram alcançar o devido resultado. Esse passo é crucial para o aprimoramento da assistência de enfermagem, já que os profissionais podem se basear nos resultados para aprimorar o trabalho prestado aos enfermos.
Quais são os benefícios da Sistematização da Assistência de Enfermagem?
Neste momento, você já sabe quais são as etapas que compõem a Sistematização da Assistência de Enfermagem, mas, por que aplicar essa metodologia científica?
Para responder à questão, é preciso identificar que o mecanismo reduz consideravelmente falhas no serviço de enfermagem, consolidando dados (principalmente na etapa de evolução) para melhorar a qualidade de assistência aos pacientes.
A SEA estabelece, por outro lado, um rigoroso passo a passo de atendimento ao paciente, melhorando o acompanhamento oferecido ao enfermo e ao acompanhante, descrevendo ações e intervenções que possam melhorar os quadros clínicos.
Por fim, a Sistematização da Assistência de Enfermagem requer que os profissionais registrem todo o processo de assistência ao doente, aumentando, assim, a segurança da pessoa internada e dos seus familiares — que podem conferir detalhadamente a tomada de decisão clínica e as evidências que sustentaram as ações realizadas pela equipe de enfermagem.
Neste conteúdo, você compreendeu o que é, como funciona e quais são as etapas da Sistematização da Assistência de Enfermagem, um modelo padrão aplicado aos serviços de enfermagem no Brasil desde a década de 1970. Ela ajuda a consolidar, com base em uma metodologia científica, o trabalho de assistência clínica e hospitalar aos pacientes no país.
Gostou do texto? Se sim, deixe nos comentários suas perguntas relacionadas ao tema ou compartilhe com a nossa comunidade a sua experiência com a Sistematização da Assistência de Enfermagem!