Ser um bom profissional vai além do que simplesmente saber a teoria do seu curso ou especialização. É fundamental que você desenvolva soft skills, ou habilidades sociais, para se dar bem no mercado. Nesse contexto, para ser um técnico em enfermagem é necessário que você desenvolva habilidades comportamentais que serão um diferencial para o seu currículo.
Quer saber quais são as soft skills em enfermagem essenciais para se dar bem na carreira? Confira agora mesmo o conteúdo que desenvolvemos especialmente para você!
Soft skill: o que são e qual a sua importância na área da saúde?
Soft Skills são habilidades que você desenvolve para se relacionar com as outras pessoas e consigo mesmo. Isso inclui praticamente qualquer tipo de habilidade de relacionamento, ou a maneira como você se relaciona com os outros, ou cuida da sua vida.
Na área da saúde, elas são um tema transversal comum a todas as atividades realizadas durante o trabalho e fora dele. A relação do enfermeiro com o paciente e com os colegas de trabalho requer o cuidado suficiente, seja num centro de saúde, hospital ou em qualquer outra instituição.
Nesse contexto, conseguimos compreender que é cada vez mais importante o enfermeiro se capacitar em ambos aspectos, seja no lado da emocionalmente ou na maneira de lidar com o outro, além do aspecto da capacitação teórica que também não pode faltar.
3 principais soft skills em enfermagem
Conheça abaixo as 3 principais soft skills em enfermagem!
1. Comprometimento com a saúde
Ser técnico em enfermagem exige estar muito próximo do paciente, para cuidar e zelar pelo bem-estar dele diariamente. Comprometer-se com a saúde própria e do paciente é uma das principais habilidades desse profissional. Assim, esse profissional deve ser capaz de realizar o trabalho diário adequadamente, com ética e propiciando a melhora gradual do paciente!
Para ser um técnico em enfermagem você necessita demonstrar compromisso com a sua saúde e com a do próximo. Caso o contrário, ele irá preocupar-se somente com a técnica, executando as tarefas de maneira mecânica.
2. Capacidade de tomar decisões rápidas
Uma outra habilidade ótima para técnicos em informática é a capacidade de tomar decisões. Essa habilidade é fundamental, para que ele saiba agir quando o paciente precisa de algo. Assim. Destaca-se aquele técnico que sabe analisar a situação e saber o que é necessário para ser feito.
Por exemplo, se um paciente internado estiver tendo problemas com um medicamento ou em relação ao tratamento, ele deverá perceber e tomar a atitude necessária. Mesmo estando abaixo do enfermeiro, ele participa de procedimentos importantes, por isso deve saber agir de maneira rápida
3 . Organização
Essa profissão exige organização. É muito importante que o técnico em enfermagem seja organizado para cuidar de vários pacientes ao mesmo tempo. Isso porque cada caso é diferente e requer cuidados específicos. Portanto, esse profissional deve saber conduzir os procedimentos da maneira correta lembrando das especificidades de cada paciente.
Todas essas habilidades podem ser desenvolvidas por meio da disciplina. Sendo disciplinado você se concentra em cada soft skill e pode, até mesmo, desenvolvê-las fazendo proveito de cursos específicos. Além disso, muitas dessas habilidades estão relacionadas ao bom-senso, sendo que, para aprendê-las, é necessário observar e simplesmente desenvolvê-las naturalmente.
Você acabou de aprender as 3 soft skills em enfermagem que são necessárias para se destacar no mercado. Agora você está pronto para otimizar o seu serviço e ser um profissional melhor! Não se esqueça de estar sempre atualizado quanto ao mercado de trabalho para saber das principais tendências!
Gostou do texto? Então deixe o seu comentário para mostrar que entende do assunto!
Ótimo
Olá Silvia! 🙂
Ficamos muito contentes por teres gostado do material
Agradecemos teu feedback!